jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Esportes para todos

Por Mair Gama
02 de dezembro de 2018
Mair Gama
As melhores condições de vida obtidas com o avanço da medicina e de atividades físicas têm aumentado muito a expectativa de vida do ser humano. Com uma vida mais saldável e acompanhada de uma boa alimentação e exercícios adequados, as pessoas estão vivendo mais e melhor. 
Sabemos que com o passar do tempo a tendência é perdermos massa muscular, mas com o avanço da medicina, suplementação adequada e exercícios de musculação ou funcionais é possível retardarmos esta perda e mantermos a massa muscular por mais tempo. 
A pessoa é considerada da terceira idade aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A terceira idade caracteriza-se por mudanças físicas em todo o organismo do indivíduo, alterando suas funções e comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos, ações e reações.
Há também alterações dos papéis sociais que resultam das mudanças bio-psicológicas relacionadas ao avanço da idade. 
A Constituição Federal Brasileira menciona a terceira idade com início aos 65 anos, enquanto que o Código Penal Brasileiro considera a idade de 70 anos. Ambos são incoerentes com o limite de 60 anos que consta na Política Nacional do Idoso.

Classificação das idades:
•Primeira idade: 0 - 20 anos;
•Segunda idade: 21 - 49 anos;
•Terceira idade: 50 - 77 anos;
•Quarta idade: 78 - 105 anos.

Há outra classificação que divide os idosos em 3 ramos:
•Idoso jovem: 66 - 74 anos;
•Idoso velho: 75 - 85 anos;
•Manutenção pessoal: 86 anos em diante.
O termo “Terceira Idade” foi criado pelo gerontologista francês Huet, cujo início cronológico coincide com a aposentadoria (entre 60 e 65 anos).

O envelhecimento:
O envelhecimento ocorre em diversas dimensões (biológica, social, psicológica, econômica, jurídica, política) e depende de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida, como as experiências vividas na família, na escola ou em outras instituições.
Assim, a terceira idade ou velhice não comporta só um conceito, uma vez que a idade cronológica pode não ser idêntica à idade biológica e social do indivíduo. 
Tem estudos que apontam a possibilidade de vivermos até os 115 anos, mas isso depende do estilo de vida que adotamos e praticamos.
Envelhecimento saudável: 
Com a prática de atividades físicas regulares é possível manter-se saudável na terceira idade. São os idosos quem mais se beneficiam de todos os grupos etários com a prática de exercícios físicos.
A atividade física faz bem para o corpo e a cabeça. Desta forma, a pessoa resgata sua autoestima, prazer e motivação. 

Mair Gama
(bacharel em Administração e cursando Educação Física no centro Universitário UNIJALES)