jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

ESF do Arapuã volta a atender 1.730 famílias cadastradas

por Luiz Ramires
07 de julho de 2019
A ESF Getúlio de Carvalho, no Arapuã, foi reinaugurada no dia 14 de julho
A ESF Getúlio de Carvalho, reinaugurada depois de passar por uma reforma completa volta a atender aproximadamente 1730 famílias cadastradas, o que proporciona o acolhimento de 4708 pessoas, conforme informou a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins.
A secretária explicou que em um total de oito micro-áreas, que são visitadas por agentes comunitários de saúde, são atendidos os seguintes bairros: Jardim Zafani, Ipiranga, Jardim Arapuã, Cohab Arapuã, Jardim Santo Expedito, Conjunto Pedro Nogueira e Bairro João Batista Colodete. Os bairros Vila Mariana e Marília Gabriela ainda não estão cadastrados, mas já estão sendo assistidos pela equipe da unidade
A ESF contempla diversos serviços e programas, atendendo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Atenção Básica, contando com atendimento com médicos clínico geral, ginecologista e pediatra, atendimento com o NASF, contemplando psicologia e ioga e atendimento odontológico.
A Unidade conta ainda com consulta e procedimentos de enfermagem  que incluem teste do pezinho, preventivo, administração de medicamento, inalação, vacina, curativos, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C, teste de gravidez, retirada de ponto, verificação de pressão arterial temperatura, altura, peso, glicemia capilar e outros, além de realizar visitas domiciliares e o Programa Viva Leite .
A REFORMA
A demora para concluir a reforma, reclamada pela população atendida, segundo a secretária, aconteceu em função de atraso em um dos repasses de recursos do Ministério da Saúde para a empresa responsável pela obra. Logo que dinheiro foi liberado, o trabalho foi concluído. A secretária lembra que uma parcela significativa do repasse de recursos financeiros referentes à reforma da Unidade foi recebida no início de abril de 2019. 
A reforma contou com manutenção estrutural, correção de esquadrias de portas e janelas, substituição de portas, melhorias nas partes hidráulicas e elétricas, aplicação de uma nova estrutura de telhado com aproveitamento de telhas antigas, instalação de novas calhas e rufos, regularização do calçamento no entorno da unidade, instalação de piso antiderrapante na entrada, substituição de revestimentos nos banheiros, instalação de forro PVC em pontos específicos, instalação de extintores e iluminação de emergência, pintura interna e externa, entre outras muitas melhorias.
Apesar destas várias alterações ocorridas no prédio, durante o período das obras, a população não ficou desamparada. Os atendimentos de responsabilidade da UBS do Arapuã passaram a acontecer na unidade mais próxima, na ESF Drª Zilda Arns Neumann, no Jardim Novo Mundo.