jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Empresa financeiramente saudável

Qual o Faturamento deste mês?
10 de dezembro de 2013

Quando uma empresa está financeiramente saudável, com bom nível de vendas e de margens, em geral não se preocupa em mudar.

Todos nós sabemos que vendas em alta não significa grandes índices de liquidez. Bom faturamento é um ótimo instrumento de maquiagem. Ela ilude muitos gestores.

Pois mesmo não estando com problemas financeiros, se não estiver suficientemente organizada, não há dúvidas de que está perdendo dinheiro. Em decorrência de falhas em seus controles internos ou pela ausência de um acompanhamento gerencial mais específico.

Conheço muitos exemplos de empresas que o faturamento mantém uma constante regularidade, mas há falhas gritantes em seus controles internos. Mas os gestores visualizam esta situação como algo não prioritário.

Por exemplo, uma das mais enraizadas práticas que tenho observado na gestão das empresas tem sido a condução do gestor pelo caixa, ou mais precisamente pelos saldos bancários.

É comum o profissional verificar a disponibilidade de recursos para o dia e, a partir daí, começa a definir o que pagar ou não pagar nessa data.

“Mas tem outro jeito?” – vão perguntar boa parte dos leitores.

A maneira correta de gerir um negócio pede que, além do caixa, você também se preocupe com o seu demonstrativo de resultados além da implantação de um fluxo de caixa.

Através do Demonstrativo de Resultados, o empresário terá um quadro explicativo do montante de suas receitas e despesas do mês.

Já com o Fluxo de Caixa, todos os seus futuros recebimentos e pagamentos são alocados nas devidas datas. Com isso, o gestor tem a visualização prática de qual dia pode assumir seus futuros compromissos.

Com estas duas ferramentas você terá um cenário mais claro da atual situação da sua empresa e poderá planejar melhor não só os pagamentos do dia como também evitará futuros problemas.

É isso!

Flávio Oliveira
(16) 9167-2414
skype:- lucreconsultoria