jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

ELEIÇÕES 2020 – O PSDB aguarda com certo grau de ansiedade, até para evitar concorrência, a ficha assinada de filiação de uma liderança comunitária de grande prestígio e que está prestes a dar a volta olímpica na vida funcional.

Fique Sabendo
08 de setembro de 2019
ELEIÇÕES 2020 – O PSDB aguarda com certo grau de ansiedade, até para evitar concorrência, a ficha assinada de filiação de uma liderança comunitária de grande prestígio e que está prestes a dar a volta olímpica na vida funcional. Se referido executivo disser “sim”, a consequência imediata será o embaralhamento da corrida sucessória municipal do ano que vem.

NOVOS TEMPOS – Para quem se espantou com o espaço dado pelo jornal ao noivado dos fotógrafos Marcos Oliveira e Eduardo Almeida (J.J. – 25/08/19), com chamada de capa e ampla matéria no caderno social, o quatrocentão jornal “O Estado de S. Paulo” não ficou atrás.Na edição de segunda-feira, 1º de setembro, o mais tradicional jornal do país dedicou ¾ de página ao senador Fabiano Contarato (Rede-Espírito Santo). Ele é ex-delegado de polícia, ex-corregedor-geral do Espírito Santo e casado com o fisioterapeuta Rodrigo Grobério, recém-formado em Engenharia. O casal adotou um garotinho de nome Gabriel. Na quilométrica matéria do “Estadão” , o senador gay soltou os cachorros sobre o ministro Sérgio Moro , chamando-o de parcial como juiz, e do presidente Jair Bolsonaro, qualificando-o de ditador. 

ETANOL – O desempenho do vereador Claudecir José dos Santos, o Tupete (DEM) na penúltima reunião da Câmara Municipal, dia 26 de agosto, causou constrangimento aos colegas. Segundo os que o ouviram, Tupete, visivelmente alterado, foi à tribuna e chegou a se colocar à disposição do prefeito Flá para assumir a Secretaria de Agricultura em substituição a Hilário Pupim, licenciado para tratamento médico. Não contente, o nobre edil, depois da sessão, insistiu para ser entrevistado pelo repórter Assis Duarte, da Antena 102/Moriah FM, repetindo o que dissera na tribuna. A consequência foi imediata: o couro comeu nas redes sociais.

POR UM TRIZ – Nos grupos de WhatsApp não faltou quem pedisse providências ao Conselho de Ética, presidido pelo vereador Bismarck Kuwakino (PSDB) e integrado por Tiago Abra (PP) e Fábio Kazuto (PSB). Acontece que, apesar da gritaria, ninguém formalizou denúncia, sem a qual o Conselho de Ética não pode agir.

RESSACA MORAL – Na reunião de segunda-feira passada, dia 2 de setembro, Tupete, consciente de que correra errado uma semana antes, permaneceu silencioso e aparentando uma certa tristeza. Há quem diga que ele chegou até a chorar perante alguns colegas.

APOIO ESPIRITUAL-  Foi quando, percebendo o baixo astral de Tupete, o vereador João Zanetoni (PSB), vice-presidente da Câmara, procurou-o depois da sessão. Membro ativo da Assembleia de Deus-Ministério de Belém há 18 anos e presbítero daquela denominação religiosa há sete anos, Zanetoni teve um fraterno diálogo com Tupete, debaixo da árvore que fica próxima à rampa de acesso da Câmara, perguntando inicialmente se o colega   gostaria de orar com ele. “É o que mais quero”, teria respondido Tupete. Terminada a oração, o vereador-presbítero aconselhou o colega a procurar uma igreja, independentemente da denominação religiosa, explicando que o Senhor é o caminho para remover todos os males e para iluminar a vida de todas as pessoas. 

BLOGOSFERA – O deputado estadual Itamar Borges, líder do MDB na Assembleia Legislativa, para quem, graças ao fôlego de maratonista, o dia tem 48 horas, investiu em mais uma ferramenta para manter a proximidade com seu eleitorado. Desde meados do mês passado, ele está postando no WhatsApp um vídeo intitulado “Resumo da Semana”, com a síntese de sua atividade parlamentar. Tudo muito rápido, sem lero-lero.

LADO CAFA – Desembargador aposentado, Walter Maierovitch, que foi juiz de direito em Jales nos anos 70, perdeu a paciência na última quarta-feira. Comentarista da rádio CBN, ele foi na jugular do presidente Jair Bolsonaro, que, pouco antes, fizera declarações consideradas ofensivas à ex-presidente do Chile, Michele Bachelet, atual chefe do Comissariado de Direitos Humanos da ONU. Maierovitch, em tom incisivo, não teve meias palavras: “o Bolsonaro tem um lado cafajeste”. 

CACIFE -  Vale lembrar que Walter Maierovitch é considerado o maior especialista brasileiro sobre a Operação Mãos Limpas, que mandou meio mundo para a cadeia na Itália e que inspirou a Operação Lava Jato.    

FACÃO- Dos 11 deputados federais do PSB acusados de infidelidade e submetidos a processo de expulsão por terem votado a favor do projeto de lei de Reforma da Previdência Social, o único que escapou do facão da cúpula partidária foi Luiz Flávio Gomes, que teve 690 votos na eleição do ano passado, em dobradinha com o delegado Edson Sakashita, candidato a deputado estadual. Dos 11, Átira Lira (do Maranhão) foi expulso e outros nove foram advertidos e suspensos de funções em comissões permanentes.

SOLA DE SAPATO – Se participar de eventos comunitários der votos, o vereador Bismarck Kuwakino estará entre os campeões de urna no ano que vem.  Além de contribuir com seu trabalho em promoções filantrópicas, Bismarck investe também em outros nichos. Por exemplo, na noite de 30 de agosto, ele pilotava uma churrasqueira em reunião de confraternização de um time de futebol na área de acesso ao salão social do E.C. Bancários, antigo Banespinha.