jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

É FOGO! – Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, normalmente quente, virou um forno nos últimos dias.

Fique Sabendo
15 de setembro de 2019
O jalesense José Carlos Ugeda, docente da Universidade Federal de Mato Grosso, entrevistado no Jornal Nacional do dia 7 de setembro
É FOGO! – Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, normalmente quente, virou um forno nos últimos dias. Por conta disso, o Jornal Nacional, na Rede Globo, dedicou boa parte de sua edição de sábado, 7 de setembro, para ouvir meteorologistas e demais especialistas em clima. Um dos entrevistados foi o professor doutor José Carlos Ugeda Junior, nascido e criado em Jales, onde mora sua família, docente da Universidade Federal de Mato Grosso.

CONTRIBUIÇÃO – Na verdade, o conhecimento de Junior não se limita a Cuiabá. A dissertação de mestrado dele teve trechos dedicados à qualidade ambiental urbana de Jales. Entre outras constatações, aquele trabalho acadêmico provou que, embora a população de Jales gire em torno de 50 mil habitantes, há diferenças de até dois graus centígrados entre alguns bairros da cidade. Junior é filho da renomada professora Suely Zambon e de José Carlos Ugeda.

CAÇA-TALENTOS – Osvaldo Costa Junior, novo presidente do PSDB de Jales, vem cumprindo à risca a missão que lhe confiou a deputada estadual Analice Fernandes, ou seja, a de tornar o partido competitivo para as eleições municipais do ano que vem. Bixiga tem feito a lição de casa com a costumeira garra e já garantiu a filiação de alguns nomes dos mais diversos segmentos. Ele também vem procurando trazer para as hostes tucanas nomes de peso eleitoral, como o da ex-presidente da Câmara Municipal, Pérola Cardoso (PT), candidata a vereadora vice-campeã de votos em 2008 e 2012. Segundo o presidente tucano, Pérola ouviu o convite, abriu um largo sorriso, mas, por enquanto nenhuma resposta.

AFINIDADES-   Bixiga e Pérola sempre tiveram boas relações pessoais. Ao tempo em que ela coordenava o setor de captação de recursos da Unidade de Jales do Hospital de Câncer, Bixiga, então presidente da Facip, lhe abriu as portas do evento para o chamado “Desafio do bem”, duelo entre o melhor peão e o cavalo mais pulador. O público fazia suas apostas em dinheiro e a renda auferida era   doada para o hospital. 

ELEIÇÕES 2020 – Existe uma máxima em política segundo a qual o mundo é dos ousados, no bom sentido. Vai daí, não chegam a surpreender os murmúrios que rolam nos bastidores da Câmara Municipal sobre eventuais pretensões do vereador João Zanetoni (PSB). Consta que se o cavalo prefeitural passar arreado, Zanetoni monta. O atual vice-presidente da Câmara Municipal é presbítero da Assembleia de Deus-Ministério de Belém.

RESSURREIÇÃO - O PT de Jales não está morto nem sepultado. Embora a agremiação tenha tomado uma surra homérica na eleição presidencial do ano passado na cidade, quando Jair Bolsonaro (PSL) teve 77,48% dos votos contra 22,52% atribuídos a Fernando Haddad, os petistas ensaiam a operação retorno. 

ESQUENTA – O sinal de que o PT, que governou Jales durante oito anos, de 2004 a 2012, com Humberto Parini, está vivo, foi dado no último domingo, dia 8, na Câmara Municipal de Jales, quando Hilton Marques foi eleito presidente do Diretório Municipal através do chamado PED (Processo de Eleição Direta). 

QUEM É – Hilton Marques nasceu politicamente no próprio PT. É irmão caçula do engenheiro agrônomo Nilton Marques, que foi secretário de Agricultura do governo Parini e até presidente da Facip. Além do mais, Hilton conhece como poucos a máquina partidária.  No tempo em que Parini era o prefeito e o vereador Luís Especiato presidia o PT, Hilton, jovem militante, era secretário-geral do diretório e uma espécie de “gerente geral” da sede, com acesso a todos os documentos, inclusive atas.
 
BLOCO NA RUA – Segundo nota distribuída pela assessoria de comunicação do PT, a proposta para 2020 é a de lançamento de candidatura própria a prefeito e, para tanto, buscará alianças com legendas que tenham afinidade ideológica. O nome ventilado é o do ex-presidente da Câmara, Luís Especiato, vereador de quatro mandatos. O partido também está arregimentando nomes para compor a chapa de candidatos à vereança. 

TIMÃO- Apesar de estar com voo marcado para São Paulo no início da tarde de sábado,7 de setembro, o deputado estadual Itamar Borges , líder do MDB na Assembléia, fez um pit stop no Recanto das Festas para participar da comemoração do 10º aniversário da Fiel Camisa 12, torcida organizada do Corinthians em Jales. Itamar é corintiano roxo, desses de frequentar arquibancada.