Educação

Direito ao atendimento médico é tema de palestra da Unijales

Direito Penal Médico foi o tema da palestra do professor Paulo Younes no dia 11 de fevereiro, terça-feira, na Casa do Advogado, durante a aula magna do Curso de Direito da Unijales. O palestrante é especialista em Direito Constitucional pela USP, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, coordenador do Curso de Especialização em Direito Médico da Faceres em Rio Preto e presidente da 11ª Turma do Tribunal de Ética da PAB-SP.
Para os estudantes de Direito, segundo ele, é importante perceberem a importância desse novo campo de estudos que é uma interseção entre a medicina e outras ciências da saúde e a ciência jurídica. Ele disse que hoje, infelizmente, a demanda é muito grande nessa área porque o Judiciário é a última trincheira, pois o indivíduo que busca recuperar sua saúde, um medicamento ou um tratamento médico sabe que tem esse direito garantido pela própria Constituição.
O palestrante destacou que há décadas o que se vê é uma medicina de ponta, mas com um acesso muito difícil. O estudante precisa sair da faculdade consciente de que vai enfrentar as condições de saúde do país, o que não deixa de ser um nicho de mercado muito bom para os novos profissionais.
Também é importante segundo o palestrante, procurar os caminhos da conciliação, evitando que as demandas cheguem ao Judiciário e vendo as relações sociais de forma preventiva.

ATUALIZAÇÃO
O coordenador do curso, Guilherme Soncini também vê muita aplicabilidade nessa área do direito que também existe em outras áreas de grupos profissionais.
Ele lembrou que são matérias que os alunos já vêm em sala de aula, mas hoje a procura é muito grande e é preciso que eles procurem sempre se atualizar, inclusive com palestras como essa.

O CURSO
O mantenedor da Unijales, Osvaldo Soler Júnior destacou o primeiro ano do Curso de Direito que como afirmou está indo muito bem, com um crescimento em 2020 e que deverá continuar assim, pelo nível dos professores que vem recebendo muito elogios. Isso, como afirmou, também acontece em relação aos outros cursos que vêm recebendo excelentes avaliações pelo MEC.  
Júnior Soler lembrou que esses bons resultados se devem aos 50 anos que a Unijales completa em 2020, sempre procurando melhorar cada vez mais o seu nível e trazendo novidades como o Curso de Psicologia e a implantação do ensino a distância que só está aguardando autorização para que sejam instalados polos em várias regiões do país.

ADVOGADOS
O presidente da OAB de Jales, Marlon Livramento destacou o compromisso da entidade para com a comunidade e para o apoio à formação dos novos profissionais do direito, em busca de uma sociedade cada vez melhor.
A OAB, como afirmou não poderia deixar de atender ao pedido do coordenador do curso que também é vice-presidente da entidade cedendo o seu espaço para a palestra. (Luiz Ramires)
Desenvolvido por Enzo Nagata