quinta 28 janeiro 2021
Perspectivas

Dias melhores... que venha 2021!

Um dos poucos consensos de 2020 provavelmente é que 2020 deve acabar, e logo! Um ano especialmente difícil em muitos aspectos. Muitas vidas perdidas, muito sofrimento dos povos de todo o mundo, diversos problemas em todos os setores, na saúde, na economia, na sociedade em geral, na psique dos seres humanos! Um ano que começou com grandes perspectivas de crescimento para a maioria dos brasileiros, com muitos sonhos a serem realizados, aspirações de sucesso, mas que, logo no terceiro mês, teve seu percurso radicalmente alterado.

Apesar disso, alguns saldos positivos devem ser destacados, afinal, fazia muito tempo que a humanidade não se unia em uma missão tão especial em busca de um benefício global, como o combate à pandemia da Covid-19. Uma legião de estadistas, economistas, personalidades e profissionais das mais diferentes áreas da ciência e tecnologia uniram-se na busca de soluções efetivas para enfrentar os grandes problemas sociais, econômicos e de saúde de forma rápida e eficiente.

Nunca, na história da humanidade, vacinas foram desenvolvidas, validadas e produzidas em um período tão curto de tempo, em um real processo de reinvenção metodológica, disponibilizando em nove meses uma gama significativa de opções que, em um breve espaço de tempo, deverá atender gratuitamente a todas as nações do planeta.

Na economia, a tecnologia da informação permitiu em tempo recorde o surgimento de novos modelos de negócio por meio do e-commerce (comércio eletrônico), que possibilitou a muitas instituições se reinventarem para manter o seu negócio vivo e produtivo, atendendo às demandas da população com igual, se não superior, controle de qualidade.

A educação também não parou; ao contrário, evoluiu para novos paradigmas educacionais com o ensino remoto, o ensino à distância e o ensino híbrido, que, mais uma vez apoiados pela tecnologia da informação, desafiaram os profissionais da educação a também se reinventarem para o benefício geral dos estudantes em todo o mundo.

Não poderíamos deixar de destacar o jornalismo e o seu papel mais do que fundamental na busca da informação, transmitindo em tempo real todas as notícias e informações necessárias à preservação da vida, desde a necessidade do isolamento social e do uso de máscara facial até a evolução dos números da pandemia.

Se tivéssemos que elencar um legado para 2020, poderíamos sintetizar nas palavras mais repetidas deste humilde texto: desafio, reinvenção e humanidade. Podemos juntá-las de várias formas, mas em qualquer uma delas ficará claro que as reinvenções permitiram vencer desafios para o bem da humanidade!

Sim, o saldo geral de 2020 é negativo, claro, devido às milhares de vidas perdidas, famílias despedaçadas, histórias que não puderam prosseguir. Vidas que, infelizmente, nem a ciência e a tecnologia, muito menos as ações governamentais, podem trazer de volta.

Deixamos aqui nossas condolências a essas famílias, esperando que dias melhores venham em 2021.

 Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior

(Docente e Diretor da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales

fatecnologia@fatecjales.edu.br


Desenvolvido por Enzo Nagata