quinta 22 outubro 2020
Saúde

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA: Jales estimula participação da população para eliminar o mosquito Aedes aegypti

No próximo dia 19 de setembro, Jales vai participar do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. Mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza por meio dessa ação que simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Neste ano, em razão do isolamento social, imposto pela situação sanitária no país com a pandemia da Covid- 19, o tema será “Eu cuido do meu quadrado”, com ações que abrangem o ambiente domiciliar. Será uma edição diferente, mas que pretende envolver todo o país.

A Sucen, em parceria com o Instituto Limpa Brasil, que organiza as atividades no país, vai incluir ações de eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. Para evitar aglomerações, não haverá ações externas, “cada um vai cuidar do seu quadrado, promovendo limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya de suas casas e quintais, ficando, dessa forma, protegidos contra o Coronavírus, já que estarão em suas residências e sem o contato com outras pessoas”, ressaltou Vanessa Tonholi, da equipe de Combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Jales.

Vanessa lembrou que para participar é preciso fazer a inscrição no site da campanha: https://bit.ly/pasta003 (líderes) e https://bit.ly/pasta005 (voluntários). “Pedimos ainda a colaboração da população na divulgação da ação de limpeza no Dia D, para que o maior número de voluntários possam participar. Lembrando de cadastrar os voluntários no link para oficializar a participação de todos”. Os líderes tem o papel de convidar pessoas voluntárias para aderirem a ação e também se conectar com outros líderes de todo o Brasil. “Não é obrigatório se cadastrar para participar, mas é recomendado, já que os inscritos receberão certificados de participação”, disse Jean Peliciari, da Teoria Verde e diretor de mobilização do Dia Mundial da Limpeza.

No ano passado mais de 320 mil pessoas de 1.200 cidades participaram do Dia Mundial da Limpeza.


Desenvolvido por Enzo Nagata