Saúde

Dia D da campanha de vacinação contra Polio será no sábado, 17 de outubro

*Por Secretaria Municipal de Comunicação*

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está em Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, onde todas as crianças de 1 a 4 anos deverão receber as gotinhas contra a paralisia infantil.

O Dia D será realizado no sábado, dia 17, e haverá vacinação nos postos dos bairros Arapuã, Municipal, Roque Viola, São Jorge, JACB, Jardim Paraíso, Novo Mundo e Rural das 8 às 16 horas. O Núcleo Central de Saúde também fará parte da campanha, agora em novo endereço, localizado na Rua João Mariano de Freitas Filho, nº64, no Jardim Monterey.

A campanha, que é de multivacinação, não compreende apenas a prevenção da paralisia infantil, mas também todas as vacinas necessárias às crianças e adolescentes até os 15 anos. De acordo com a secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins: “apesar de toda a divulgação que fazemos de nossas campanhas, nosso município apresenta coberturas vacinais relativamente baixas, fato que indica que crianças, adolescentes e adultos deixaram de se proteger com vacinas que são necessárias, o que pode fazer com que doenças erradicadas voltem a circular entre a população. Por isso é fundamental que todas as pessoas coloquem sua carteira vacinal em dia”.

É importante ressaltar ainda, que durante a pandemia da Covid-19, todos os cuidados necessários estão sendo tomados para prevenir a transmissão do coronavírus e proteger a população que procura as unidades de saúde. “Entre estes cuidados, frisamos que as salas de vacinação contam com horário especial de atendimento: de segunda a sexta-feira, conforme disponibilidade da Unidade de Saúde de cada bairro”, lembrou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata Forti Rachieli.

No sábado, dia 17, será feita uma triagem para que pessoas com sintomas de síndromes gripais não se misturem às demais que aguardam vacinação, visando manter a população em segurança.