jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Deus é jalesense

Em Isaias 51:16 Deus disse: “Eu dei a vocês o meu ensinamento e com a minha mão Eu os protejo”.
23 de janeiro de 2012

 

José Claudio Christophe
Em Isaias 51:16 Deus disse: “Eu  dei a vocês o meu ensinamento e com a minha mão Eu os protejo”. E eu pergunto: por acaso não é isso que tem acontecido por aqui nesses últimos tempos? Se não vejamos: Jales terminou o ano com notícias que demonstraram claramente as bênçãos de Deus para nossa cidade.
Tivemos a instalação do Hospital de Câncer que coloca Jales na condição de atender milhares de pessoas de todas as cidades da região do estado, e até de estados vizinhos, de maneira eficiente, e humana e, sobretudo, capacitada, graças à equipe que tem.
Não bastasse essa boa notícia, tivemos a remodelação e modernização completa da Santa Casa da cidade que, graças aos esforços de várias diretorias capitaneadas pelo José Devanir “Garça” Rodrigues, somadas à enorme generosidade da população jalesense e aos esforços do corpo clínico e pessoal administrativo, passa a ser  uma referência regional no atendimento competente e humanizado o que é um alento para tantas pessoas que, fragilizadas por doenças e acidentes, necessitam de seus serviços. 
Por acaso alguém já reparou na limpeza de suas dependências? Por acaso perceberam a maneira gentil com que somos tratados por atendentes, médicos, enfermeiros e tantos outros funcionários da administração hospitalar que lá trabalham?  Há dias, uma nova diretoria foi empossada trazendo na vontade de cada membro, agora sob liderança de José Pedro Venturini, a proposta de continuar cuidando dessa que é uma grande conquista da cidade, e de toda região por ela atendida, se levarmos em consideração que vários municípios tiveram seus hospitais fechados por falta de recursos financeiros e muito estão  endividados. 
Quem já teve a oportunidade de se valer dos serviços do AME deve ter notado a organização, a capacidade da equipe e a presteza de atendimento que lá existe. 
Agora, vemos em ritmo acelerado a realização de um sonho há tanto tempo acalentado: a duplicação de Euclides da Cunha que, em ritmo acelerado, nos dá a certeza de que em breve teremos uma estrada  moderna, segura e realmente digna da importância da nossa região.
Ah! dirão os derrotistas de plantão: “mas vamos ter que pagar pedágio e o preço será alto”. 
O governador Geraldo Alckmin garante que não ... Mas, por acaso não foi muito mais alto e doloroso o preço que muitas famílias pagaram, na perda de entes tão queridos que deixaram ali suas vidas?
Mais e auspiciosas  notícias tivemos com a chegada ainda em 2011 em Jales, do Dr. Fernando Antonio de Lima, jovem juiz, com idéias e propostas inovadoras e que veio para injetar novo ânimo,  somar e dinamizar o já competente quadro do Poder Judiciário de nossa cidade.
Agora tivemos a oportunidade de ler nas páginas do Jornal de Jales a entrevista da DRª. Sandra Maria Marcondes Carazo, dona  de um currículo extenso  e inquestionável trajetória profissional que com grande lucidez e demonstração de conhecimento e experiência profissional, traça um perfil claro, preciso e real daquilo que ainda necessitamos para conquistarmos uma gestão de excelência no setor médico de Jales. Mais um nome de peso para se somar ao já competente corpo clínico de Jales e nós todos com certeza só teremos a ganhar com mais esse presente de Deus para nossa cidade; seja muito bem vinda Dra Sandra Maria, pois Jales precisa mesmo de gente com idéias inovadoras, com ânimo redobrado, renovado e coragem suficiente para dar uma injeção de otimismo na minoria de pessimistas e derrotistas.
Lendo há poucos dias a entrevista do Prefeito de Votuporanga confirmamos o que todos já sabemos: que para que uma cidade progrida é necessário apenas união e trabalho de todos os munícipes em torno de um mesmo ideal: o bem do município.
Já repararam como o comércio de Jales é movimentado, atendendo e muito bem uma grande quantidade de pessoas que vêm das cidades vizinhas para fazerem suas compras aqui?
Notaram como o setor educacional da cidade vem progredindo e se destacando a olhos vistos? Temos uma FATEC que poucos municípios tiveram a felicidade de ter, formando mão -de -obra técnica e especializada em vários setores da economia; conquistamos a Universidade Aberta com apoio pedagógico de renomadas universidades federais como São Carlos e Santa Catarina, cujos cursos são muito mais trabalhosos, exigindo atividades presenciais e, portanto, tão ou mais difíceis que os cursos tradicionais.  Temos colégios competentíssimos na preparação de  alunos para os mais diversos vestibulares do país, o ensino fundamental tem obtido  resultados  satisfatórios nas avaliações feitas pelo Estado. O Colégio Agrícola não fica a dever nada para outros de cidades do porte de Jales, pois se esmera em capacitar seus alunos para as atividades do campo.
 Temos a EMBRAPA, com pesquisas de ponta, a SABESP ( com 100% de esgoto tratado) para não nos alongarmos para tantos outros setores otimizados, que o espaço não permite enumerar.   
E então? Jales é ou não é uma cidade abençoada por Deus? Temos problemas? Claro que sim,  e muitos,  mas temos também a nosso favor uma grande quantidade de pessoas capacitadas para resolvê-los, independentemente da opção política de cada um: então,  gente,   mãos à obra!
Em Jeremias 29:7 está escrito “Trabalhem para o bem da cidade para onde os mandei... Orem a Mim pedindo em favor dela, pois se ela estiver bem, vocês também estarão” 
Acredito sinceramente que todos nós e as futuras gerações, ainda terão muitos motivos para se orgulhar e se vangloriar de morar nessa terra quente de calor humano, que recebe a todos de braços abertos e muito  digna de ostentar o título de centro de região e capital espiritual.
Ah! e os pessimistas? Enquanto eles reclamam do vento, Jales vai navegando devagarzinho em busca de seu porto seguro. 
 
José Claudio Christophe
(professor aposentado)