jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Deputada Analice consegue aprovação de PL que cria sala de descompressão para enfermagem

Por Claúdia Funari (de São Paulo)
26 de maio de 2019
Analice Fernandes: “o objetivo do projeto é criar um espaço para que a enfermagem possa usar durante pequenas pausas no trabalho”
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o PL 292/18 de autoria da deputada estadual Analice Fernandes, que obriga a criação de uma sala de descompressão nos Hospitais Públicos e Privados no Estado de São Paulo para ser utilizada pelos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, dia 22 de maio.
Segundo Analice o objetivo do projeto é criar um espaço para que a enfermagem possa usar durante pequenas pausas no trabalho. “Hoje muitos Hospitais não dispõem sequer de uma sala mínima para que o profissional possa se restabelecer por alguns minutos, antes de retornar ao trabalho”, justifica.
Analice argumenta que as jornadas da enfermagem são extensas, considerando o número de horas seguidas trabalhadas e, muitas vezes, o excesso de horas extras e os múltiplos vínculos empregatícios aumentam ainda mais a permanência do indivíduo no ambiente hospitalar.
Além disso, os trabalhadores da saúde são responsáveis pelo atendimento a pacientes debilitados, e consequentemente, fragilizados. Com isso, a carga trabalho, além de intensa, é psicologicamente desgastante.
Esses espaços além de proporcionarem o descanso para o funcionário, também promoveriam a interação entre os profissionais, facilitando e melhorando o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.
O Projeto de Lei agora irá para a Comissão de Finanças e Orçamentos e terá que ser aprovado para ir à votação no plenário da Casa.