jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Curso de Agronegócio da Fatec é renovado por mais cinco anos

Muitos profissionais também estão atuando em instituições de ensino, como alunos em programas de mestrado e doutorado e empreendedores que atuam em sua própria empresa.
29 de maio de 2017
Alunos do curso de Agronegócios da Fatec, que acaba de ser reconhecido por mais cinco anos pelo Conselho Estadual de Educação. No destaque a professora mestre Adriana Colombo, coordenadora do curso de Agronegócio
A renovação do reconhecimento por mais cinco anos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Professor José Camargo, pelo Conselho Estadual de Educação, foi confirmada esta semana pela faculdade que está comemorando dez anos de instalação em Jales. Esse é o tempo máximo de reconhecimento que um curso pode receber, o que enaltece ainda mais o mérito da diretoria, docentes e alunos da instituição, como afirmou a diretora Andrea Silva.
O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio foi o primeiro a ser instalado na Fatec Jales, formando em julho de 2017 a sua 15ª  turma de tecnólogos. Estes profissionais vêm se destacando no mercado de trabalho, atuando como gestores de empresas do Agronegócio, que hoje é um dos setores mais importantes da economia nacional.
De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo em maio deste ano, o setor agropecuário representa uma fatia de 75% do crescimento da atividade econômica em 2017 no Brasil. Sem ele, ao invés dos modestos 0,47% de alta do Produto Interno Bruto – PIB do país, a projeção seria de 0,12% (Folha de S. Paulo – 14/05/2017).
Ainda com o alto potencial, o setor possui diversos gargalos, como problemas logísticos, perdas no campo, alto custo de produção, dificuldades de comercialização, entre outros.

PERSPECTIVAS 
O profissional com formação em Agronegócio, possui competências como capacidade para aplicar tecnologias e conhecimentos sobre produção vegetal, animal e agroindustrial; planejamento estratégico; análise e controle de custos de produção; marketing; finanças; gestão da qualidade; políticas agrícolas; organização empresarial; planejamento e controle da produção; gestão de recursos humanos; empreendedorismo; legislação;análise de investimentos; logística; gestão ambiental; tecnologia da informação;administração de estoques; contabilidade; comércio internacional; procedimentos de exportação; políticas agrícolas e desenvolvimento de produtos. Isto faz do Tecnólogo em Agronegócio um gestor capacitado para fazer uma tomada de decisão assertiva nas empresas do setor, proporcionando maior crescimento e competitividade para estas.

MERCADO
Entre as empresas que possuem diplomados do curso de Agronegócio da Fatec de Jales, estão a John Deere, Benassi, Cofco, Eldorado, Frutícola Costa Mello, Frigosul (Aparecida do Taboado),Frizelo (Juti-MS) além de diversas revendas de insumos agrícolas e instituições financeiras. Muitos profissionais também estão atuando em instituições de ensino, como alunos em programas de mestrado e doutorado e empreendedores que atuam em sua própria empresa.