jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Curso de agricultura orgânica tem mais de 30 participantes

por Luiz Ramires
25 de março de 2018
Dom Reginaldo fez a abertura do primeiro encontro ao lado de Francisco Leonel, da Diretoria de Ensino, e Marcos Castanheira, da Ecofam
Mais de 30 agricultores da região e de regiões mais distantes participaram do primeiro módulo do Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica que aconteceu no dia 15 de março, quinta-feira, na Escola Vocacional. O curso está sendo realizado com encontros mensais com aulas teóricas e práticas, sobre vários temas ligados à agricultura orgânica. 
O tema do primeiro dia foi voltado para conceitos, princípios, filosofia e fundamentos da agroecologia. No dia 26 de abril será sobre os solos, no dia 24 de maio sobre nutrição das plantas, no dia 28 de junho sobre pragas e doenças, no dia 26 de julho sobre cooperativismo e economia solidária e no dia 30 de agosto sobre certificação.
O objetivo é mostrar aos agricultores e pessoas interessadas a relação entre a agricultura e agroecologia, para a produção saudável, sem prejudicar o meio ambiente, como explicou o engenheiro agrônomo Luiz Gonzaga, da Ecofam – Certificação Participativa, responsável pelo curso.
Luiz Gonzaga destacou que os agricultores estão cada vez mais conscientes da necessidade de começar a se preocupar com a produção orgânica, como ficou demonstrado nesse primeiro encontro, sendo que vários narraram suas experiências, sabendo que precisam trabalhar esses novos conceitos, estabelecendo uma nova relação com o meio ambiente e as formas produtivas.

APOIOS
O encontro contou com a presença do bispo de Jales, Dom Reginaldo Andrietta que lembrou o apoio da Igreja à agroecologia, principalmente a partir do ano passado, quando a Campanha da Fraternidade teve como tema o meio ambiente, onde se destacava a importância da produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. 
Além da Diocese, o curso conta com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sindicato Rural, Grupo Apoiar de Indiaporã e Diretoria de Ensino da Região de Jales.
O curso é ministrado pelo engenheiro agrônomo Marcos Antônio Castanheira, membro da Ecofam e da Associação de Agroecologia Familiar. 

Aprovada a política estadual de agroecologia 

A aprovação da Lei 16.684 que institui a Política Estadual de Agricultura e Produção Orgânica, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin no dia 19 de março, segunda-feira, está sendo comemorada como uma grande vitória dos agroecologistas como resultado de uma ação conjunta entre parlamentares, assessores, técnicos e sociedade civil. 
O projeto, de iniciativa dos deputados estaduais Ana do Carmo (PT) e Aldo Demarchi (DEM) foi aprovado depois de várias audiências públicas e mesmo com vetos em diversos artigos considerados importantes sua entrada em vigor é considerada fundamental pelos seus defensores.
O próximo passo é acompanhar a regulamentação da nova lei, além da elaboração do Plano Estadual de Agroecologia e da luta para garantir os recursos necessários para a execução dos programas estabelecidos. (Luiz Ramires)