quarta 15 julho 2020
Educação

Criatividade é o que não faltou na feirinha da Fatec

A apresentação dos trabalhos de fim de ano dos alunos dos cursos da Fatec de Jales surpreendeu não só pelo número de projetos, mas pela qualidade e criatividade, com muitas inovações para as mais diversas finalidades. Foram 23 projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial e Sistemas para Internet.
Vários modelos de projetos podem ser adotados por empreendedores interessados nessas áreas, pois como destacou o diretor da faculdade, Evanivaldo Castro Silva Júnior os cursos tecnológicos têm o perfil de maior aplicabilidade e de mercado. Assim, boa parte das disciplinas de cada semestre gira em torno de um projeto interdisciplinar, somando conhecimentos para gerar um produto, serviço, software, aplicativo ou plano de negócio.
Alguns projetos, como afirmou o diretor, têm uma função mais prática, como de venda ou formação de preços e outros são mais científicos, incluindo a criação de novos equipamentos. Isso envolve ainda planos para empresas, criação de modelos de negócios e outros projetos.
Júnior explicou que no primeiro semestre acontece apenas a Fenit (Feira de Negócios, Inovação e Empreendedorismo) e no segundo é realizada a feira, junto com a jornada de pesquisas, abordando mais a parte científica dos projetos.
Além dos quatro cursos de graduação, a feira também contou com o projeto Novotec, com cursos de capacitação oferecidos para os estudantes da rede estadual de ensino médio que aconteceu pela primeira vez este ano.
Desenvolvido por Enzo Nagata