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Credibilidade

Editorial
15 de setembro de 2019
A condição de cidade centro de região do ponto de vista geográfico tem contribuído grandemente para a consolidação de instituições que crescem ano após ano. 
Uma delas é a Santa Casa, fundada há 61 anos, e que vem exibindo números robustos em termos de equilíbrio financeiro, em flagrante descompasso com a maioria de suas congêneres, penduradas em dívidas quase impagáveis. 
Por conta das administrações que se sucederam ano após ano, a Santa Casa conquistou credibilidade, o que tem garantido, de um lado, o respeito dos pacientes e, de outro, a participação efetiva da comunidade no sentido da manutenção dos serviços. 
No epicentro de uma microrregião formada por 16 municípios, além de comunidades dos estados limítrofes, a Santa Casa, através de sua Mesa Diretora e Irmandade, torna o exército de 350 funcionários e 72 médicos de 17 especialidades, uma força-tarefa capaz de zelar, em alto nível, pela saúde dos pacientes. 
Como os resultados podem ser percebidos a olho nu, a consequência imediata é a adesão entusiasmada de todos aqueles que fazem uso de seus serviços. 
Dos leilões de gado, passando por campanhas de doação de alimentos e participação em shows beneficentes como do próximo sábado, dia 20, o povo sempre diz “sim” quando é convocado para alguma ação solidária. 
Não foram poucas as vezes em que instituições e até pessoas físicas juntaram forças, sob as mais variadas formas, para que aquele hospital filantrópico mantivesse as portas abertas 24 horas por dia, como um caloroso espaço regional de cura. 
Um dos casos emblemáticos aconteceu por volta de 2006 quando um grupo de jalesenses foi passar alguns dias na praia. Entre um banho e outro, o então provedor, José Devanir Rodrigues, conseguiu arrancar dos conterrâneos turistas 38 doações em dinheiro que permitiram a reforma da chamada segunda ala. 
Anteontem, dia 13 de janeiro, nova prova de credibilidade. A Unimed Rio Preto, com mais de 260 mil beneficiários e uma área de atuação em 60 municípios, escolheu justamente a Santa Casa de Jales para investir mais de R$ 181 mil.       
Estes recursos foram suficientes para a implementação de melhorias como pintura dos quartos, instalação de aparelhos de ar condicionado e televisores, poltronas e comunicação visual. 
Parcerias como esta, entre Unimed Rio Preto e Santa Casa de Jales, é prova indesmentível de que a credibilidade é um ativo de valor inestimável e que deve servir de exemplo para outras instituições.