Geral

CREDENCIAMENTO: Santa Casa de Jales vai ampliar ala de UTI no tratamento da Covid-19

Por Bruno Gabaldi

A Santa Casa de Misericórdia anunciou na última quinta-feira, dia 23, que vai ampliar os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em favor aos pacientes diagnosticados com Covid-19 e também irá realizar a transferência deste atendimento específico para uma segunda ala isolada. 

Até o momento, pacientes na enfermaria e na UTI diagnosticados positivos ou suspeitos de Covid-19 estão onde antes era a maternidade do hospital, sendo a ala 1 no tratamento da doença. Com o novo projeto, a Santa Casa irá transferir a UTI para a parte superior do prédio, utilizando parte dos quartos particulares, onde será a ala 2.

Deste modo, de seis leitos de UTI adulto agora serão 10 no total para tratamento de coronavírus. A  UTI pediátrica continua com um leito. 

Além disso, para a ala de UTI Covid-19 serão viabilizados equipamentos de raio-x portátil, arco cirúrgico, hemodiálise, entre outros.

RECURSOS HUMANOS 

Segundo o assessor jurídico da Santa Casa de Jales, Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, a instituição vai reforçar o atendimento contratando mais 19 médicos para atendimento nas alas de enfermaria e UTI e também mais de 48 enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Com todas essas ações que estão sendo feitas pela provedoria na pessoa do Toshiro Sakashita e auxiliado pelo corpo técnico do hospital, acreditamos assim que a Santa Casa vai estar fazendo a sua parte dentro das possibilidades”.

Essa ação está sendo possível através de recursos oriundos do Governo Federal especialmente para realizar o tratamento de pacientes com coronavírus. A assessoria reiterou que os novos leitos e a nova ala vão funcionar a partir de amanhã, dia 27.

PREOCUPAÇÃO

De acordo com Carlos Alberto, existe uma preocupação por parte da Santa Casa, pois estão sendo transferidos pacientes de outras regiões e cidades e os leitos não dão conta. “Temos muito receio com relação a pacientes que estão vindo de fora de nossa microrregião. Eles estão vindo pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo e a nossa preocupação é de não conseguirmos atender os nossos próprios pacientes de Jales e região. Esse risco é real”.


A ala 2 reservada para UTI Covid-19 está programada para começar a funcionar a partir de amanhã, dia 27. No detalhe, o assessor jurídico da Santa Casa de Jales, Carlos Alberto Expedito de Brito Neto

Desenvolvido por Enzo Nagata