jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Consumidores mostram pessimismo em 2017 e 2018 diante do cenário político e econômico

*Assessoria de imprensa
24 de setembro de 2017
Poder de Consumo diante da crise econômica
A Faculdade de Tecnologia de Jales “Prof. José Camargo” realizou no mês de setembro mais uma pesquisa econômica com os consumidores do comércio local. Ela mostra que esses consumidores estão pessimistas em relação ao atual cenário político e econômico e sem perspectivas positivas para o ano de 2018. 
No gráfico 01, é possível perceber que o poder de consumo para 46% dos entrevistados piorou, isso mostra que os consumidores continuam sendo afetados pela crise política e econômica vivida pelo país nos últimos anos.
Com a diminuição do poder de consumo, os consumidores passam a valorizar o preço e promoções na hora da compra, conforme mostra o gráfico 02.
Observando o gráfico 03, percebe-se que 73% dos entrevistados consideram que o cenário político e econômico em 2017 tem apresentado pioras e, de acordo com o gráfico 04, vê-se que para 46% as perspectivas para 2018 são de um cenário político e econômico pior do que o atual, o que é preocupante. 
Outro dado importante nesta pesquisa foi a identificação do município de residência dos consumidores abordados: 67% deles são moradores de Jales e 33% dos municípios vizinhos. Quando questionados sobre quais seriam os pontos fortes identificados no comércio jalesense, os consumidores disseram ser o atendimento, a proximidade entre as lojas, as promoções e a variedade de produtos. Já em relação aos pontos fracos, foram elencadas as calçadas e a falta de estacionamento, a qual já vem sendo apontada em pesquisas anteriores.