jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Concurso de poesia contempla 54 trabalhos de estudantes de escolas públicas

Por Assessoria de Comunicação
09 de dezembro de 2018
Integrantes da Casa do Poeta de Jales que promoveu o 6º Concurso de Poesia
Uma premiação que envolveu 54 trabalhos de estudantes das escolas públicas foi o destaque no Sarau de Premiação do 6º Concurso de Poesia “Casa do Poeta de Jales”. O evento foi na Câmara Municipal de Jales, no dia 30 de novembro e contou com a participação dos alunos que concorreram à premiação, familiares e convidados, educadores, comissão técnica e população.
Promovido pela Associação Casa do Poeta e Escritor de Jales, com o apoio do Portal do Poeta Brasileiro, Diretoria de Ensino de Jales e participação da Fatec, o concurso de poesia é um evento voltado para despertar nos alunos o interesse pela poesia, incentivando a leitura e produção de textos entre as crianças das escolas das redes municipal e estadual.
No evento foram premiados os alunos que desenvolveram trabalhos que fizeram parte da IV Coletânea Primeiros Versos, livro registrado na Biblioteca Nacional pela Editora Iluminatta com o apoio da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. Como incentivo os estudantes receberam um diploma de Honra ao Mérito. 
A capa do livro IV Coletânea Primeiros Versos foi elaborada pelos alunos da E.M. João Arnaldo Andreu Avelhaneda, Nickolas de Aguiar da Silva ( 1º Ano B), Carlos Gabriel Anacleto Ferreira (2º Ano B), Ana Júlia da Matta Martins (2º Ano B), Victor Correia de Oliveira (2º Ano B)e Yasmin Ferreira Oliveira (3º Ano B).
Na oportunidade, também receberam a premiação alunos que participaram do projeto cultural “Brincando com as Palavras”. Nele, as crianças desenvolveram versos que foram enviados para a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro para a escolha dos finalistas.
“Diante dos nossos objetivos podemos dizer que alcançamos resultados esperados. Crianças e jovens descobriram o poder de brincar com as palavras usaram como inspiração o dia a dia, os acontecimentos e paisagens do cotidiano. Todo o sentir foi revelado através dos textos poéticos de forma simples e harmoniosa. E os desenhos apontaram o olhar poético das crianças sob a cidade de Jales”, mencionou a presidente da Casa do Poeta Marilene Pacheco Teubner.
As ações da Casa do Poeta e Escritor são apoiadas pela Prefeitura Municipal de Jales, com o empenho de professores e diretores da Secretaria Municipal de Educação, que abrem as portas das salas de aulas e abraçam os projetos.

OS MELHORES
Os três trabalhos considerados melhores em cada categoria foram os seguintes:
Fundamental 1: 1º lugar - Beatriz André Silva - E.M. Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda, 2º Isaque Spinola de Oliveira - E.M. Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda e 3º Ryan Gustavo Francischetti Menguine – E.M.  Jacira de Carvalho da Silva
Fundamental 2: 1º lugar - Beatriz Ferreira Campos - E.E. Dom Artur Horsthuis, 2º Maria Vitória Vargas Ribeiro – E.E. Sueli da Silveira Marin Batista e 3º Weslley Gondim Meira – E.E. Prof. Carlos Arnaldo Silva.
Ensino médio: 1º lugar - João Gabriel de Matos Fávaro – E.E. Juvenal Geraldelli, 2º Leonardo Fagundes – E.E Sueli da Silveira Marin Batista e 3º Rafaela Eduarda Mendes Pena – E.E. Euphly Jalles