quinta 26 novembro 2020
Saúde

CONCEIÇÃO POLLETO GURIAN

O Instituto Rio-Pretense de Psicodrama está trazendo para Jales um evento programa-do para fornecer informações sobre o que é psicodrama, suas áreas de atuação e como o mesmo pode ser utilizado por profissionais de várias áreas. O encontro é gratuito, para todos os interessados e está programado para o próximo dia 1º, a partir das 19 horas, no 1º andar do Jales Center Hotel. A direção é de Cláudia Longhi, com co-direção dos jalesenses Manoel de Matos e Conceição Polleto Gurian.
O Instituto Rio-pretense de Psicodrama mantém cursos em São José do Rio Preto, Araçatuba e, agora, Jales.
Para falar dos cursos realizados em Jales e antecipar um pouco do que deverá ser discutido durante o evento, o Jornal de Jales foi ouvir Conceição que também explica o que é psicodrama, sua importância e quais os profissionais que podem participar dos cursos.


 J.J. - Quando se fala em Psicodrama, associa-se este conceito à ideia de teatro. Verdade ou mito?
Conceição -
Verdade. O Psicodrama surgiu a partir das referencias que Jacob Levy Moreno, psiquiatra, nascido em Viena,   buscou junto o teatro, como fonte de expressão da Espontaneidade e  Criatividade, criando ao teatro terapêutico ou teatro da espontaneidade, que privilegiava  o improviso.

J.J. - Na verdade, o que é Psicodrama?
Conceição -
Moreno criou o Psicodrama  a partir de conceitos, método e técnicas  que trabalham com  a ação. A palavra “drama”, do grego, significa ação e psique, alma ou espírito, tornando-a uma abordagem de um método que utiliza  todas as formas de expressão, onde se insere o mental, o físico e as emoções em interação.

J.J. - Quem pode fazer este curso?
 Conceição
- Profissionais das áreas da saúde ( médicos, psiquiatras , psicólogos) educação ( professores nos diferentes níveis, coordenadores, supervisores), social ( assistentes sociais, educadores), Instituições Sociais ( Cras, Creas, hospitais)  empresas ( trabalho de desenvolvimento humano e organizacionais;  ou seja, profissionais que atuam  com grupos. Dentro deste campo, importante lembrar que o psicólogo e psiquiatra atuam com o psicodrama como método psicoterapêutico e os demais profissionais em uma proposta socioeducacional

J.J. - Em que medida o Psicodrama contribui para o crescimento profissional das pessoas?
Conceição -
Diria que o Psicodrama  favorece o crescimento profissional e pessoal. O Psicodrama além de instrumentalizar metodologicamente e com técnicas  o profissional, proporciona ao mesmo reflexão e aprendizado  sobre  si mesmo, possibilitando   estabelecer e desenvolver relações interpessoais mais saudáveis e facilitação na Comunicação, além de ampliar a visão de mundo a partir de sua base filosófica.

J.J. - Qual a duração dos cursos?
Conceição -
O Evento “ CONHECENDO O PSICODRAMA” Tem como proposta  possibilitar  aos  presentes conhecer  e vivenciar  o Psicodrama em ato. Como diz Moreno “ Psicodrama não se assiste, Participa-se”.
Estaremos também realizando “Curso de Introdução  ao Psicodrama” com duração oito meses, sendo um encontro por mês. E o curso de ESPECIALIZAÇÃO EM PSICODRAMA - formação NIVEL I., com dois encontros mensais, com duração de dois anos. Tais  cursos são reconhecidos pela Federação Brasileira de Psicodrama.

Desenvolvido por Enzo Nagata