jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Com grande público, Câmara aprova financiamento para infraestrutura

por Luiz Ramires
02 de dezembro de 2018
A manifestação na Câmara foi grande, com empresários dos distritos industriais e moradores dos bairros que serão beneficiados com o empréstimo
Com o voto dos 10 vereadores, a Câmara aprovou, na última sessão ordinária, o projeto do Executivo de financiamento de R$ 11 milhões junto ao programa Avançar Cidades, do governo federal, para realização de obras de infraestrutura no Jardim do Bosque, Parque das Flores, Distrito Industrial I e Distrito Industrial II.
A votação foi acompanhada por uma grande plateia, formada por empresários e moradores dos locais beneficiados que praticamente lotou o plenário presidente Tancredo Neves, aplaudindo cada pronunciamento favorável, com os vereadores sempre lembrando que há décadas a população vinha reivindicando essas melhorias que consistem basicamente no assentamento de galerias, asfaltamento e recapeamento. 
O empresário e ex-vereador Rivail Rodrigues Júnior disse ao Jornal de Jales que há 17 anos, desde quando instalou sua empresa, com a família, no Distrito Industrial I sempre enfrentou problema de acesso que desde aquele período só vem aumentando. A colocação de pedras de tempo em tempo não resolve, pois piora em épocas de chuva e os caminhões não passam para levar e buscar material. Júnior espera que com o empréstimo esse problema seja resolvido.  A luta, no entanto continua, para a solução de outro problema sério provocado pela falta de energia, pois a Elektro não vem atendendo a demanda, obrigando as empresas a fazerem altos investimentos para suprirem suas necessidades. 

ATENDIMENTO
O empresário Júnior Ferreira foi um dos que se manifestaram logo após a votação. Ele lembrou que foi duplamente beneficiado, pois tem sua empresa no Distrito Industrial I há 23 anos e mora no Parque das Flores há 17. São locais que como afirmou, aguardam há décadas pelo asfalto, com a construção das galerias, para que o problema de acesso seja definitivamente resolvido. O prefeito Flá, como afirmou ao Jornal de Jales, foi o único que atendeu aos apelos daqueles empresários, embora todos os ex-prefeitos tivessem visitado o local, mas sem apresentar uma solução.
O vereador Tiquinho tem sua empresa no Distrito Industrial I e falou em nome dos empresários do local, destacando a importância de se resolver o problema não só ali, mas no Distrito Industrial III, que também se encontra em situação precária, principalmente em épocas de chuvas como agora, aguardando o asfalto e as galerias para que os empresários possam ampliar sua produção, como muitos estão planejando.

DISTRITO III
A luta pelo asfaltamento do Distrito Industrial III também vem se arrastando há várias décadas, sendo motivo de mobilizações quase que permanentes dos cerca de 200 empresários daquela área, inclusive com um abaixo assinado pedindo uma solução para o problema.
O distrito é representado no CONDEJ (Conselho de Desenvolvimento de Jales) pelo empresário Délcio Samartino que tem uma fábrica de colchões no local e enfrenta um grave problema de acesso pois os caminhões, tanto da empresa quanto de fornecedores sempre têm dificuldades para trafegar pelo local, o mesmo acontecendo com quase todas as empresas situadas fora da marginal que foi asfaltada recentemente.
Délcio confirmou uma reunião com o prefeito há alguns dias, com um grupo que compartilha fotos e informações mostrando os problemas do distrito, quando ficou confirmado que seria solicitado o empréstimo que agora, como afirmou, está se tornando realidade. 
A situação, como explicou, só se agrava, pois a colocação de cascalho muitas vezes acaba piorando, cortando pneus de caminhões e causando prejuízos para os empresários. Délcio espera que com o asfaltamento a falta de iluminação pública em várias ruas do distrito também deverá ser resolvida logo.
Délcio fez questão de destacar o esforço do prefeito e da equipe da administração municipal que finalmente está conseguindo resolver o problema de infraestrutura no distrito.