jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Colégios Anglo de Jales e CooperJales Objetivo

Café Filosófico discute reforma política
19 de outubro de 2015

A reforma política, com definição do sistema eleitoral, financiamento de campanhas, coligações partidárias, cláusula de barreira, voto obrigatório, sistema democrático brasileiro representativo e formal, educação e cidadania e corrupção foram os temas principais desenvolvidos durante o 3º Café Filosófico promovido pelos colégios Anglo de Jales e CooperJales Objetivo. O evento foi organizado pelo professor de filosofia Wilie Schio Barbos, com a participação dos alunos, tendo como tema para reflexão a máxima de Aristóteles de que o homem é um animal político.

 O Café Filosófico aconteceu com um debate na Câmara Municipal, no dia 9 de setembro, com a presença do sociólogo e professor Carlos Antonio Gomes, mestre e doutor pela Unicamp, coordenador de Projetos Educacionais da Fundunesp; do advogado Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, conselheiro estadual da OAB, presidente da Comissão de Controle Social de Gastos Públicos da OAB e Coordenador do Fórum da Cidadania de Instância Comunitária da Sociedade Civil de Jales, além do professor de geografia Herivan Ximenes, professor da rede particular de ensino.
 
MUDANÇAS
A reforma política, segundo os participantes convidados, tem por objetivo propor emendas constitucionais que visam a melhoria do sistema eleitoral nacional, proporcionando maior correspondência entre a vontade do eleitor e o resultado das urnas
Os palestrantes destacaram a necessidade de união e de uma reformulação que mobilize a sociedade, superando uma democracia de “fachada” e atrasada, que conta com inúmeros “politiqueiros” que visam à perpetuação de poder e à continuidade das manobras de interesse particular.
Ainda na programação do Café Filosófico, os integrantes da Banda Bermuda Branca e os alunos do Colégio Anglo de Jales Heitor Soler Santiago e Gabriel Vilar Cassimiro tocaram e cantaram as músicas Que País é Este? (Legião Urbana) e Inútil (Ultraje a Rigor). Os alunos participaram em seguida de um debate com várias perguntas e em seguida as alunas Elis Caroline da CooperJales Objetivo, Laís Rossafa de Paula e Maria Eduarda Rodrigues do Colégio Anglo Jales presentearam cada um dos debatedores.