jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Chuvas em agosto superam a média mensal

Marco Antônio F. Conceição Pesquisador da Embrapa
03 de setembro de 2017
As chuvas registradas na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada na área da Embrapa, em Jales, totalizaram 27 mm no mês de agosto, superando a média histórica do mês (18 mm). De acordo com a Unesp de Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br/), em Marinópolis foi registrado um valor igual ao observado em Jales, enquanto que em Paranapuã e Populina os valores foram, respectivamente, superior (33 mm) e inferior (11 mm) ao obtido em Jales (ver gráfico em anexo).
As temperaturas máximas diárias no mês de agosto, em Jales, variaram entre 21ºC e 35ºC, enquanto que as mínimas ficaram entre 10ºC e 20ºC. Isso mostra que, apesar do calor no período da tarde, durante a noite e na madrugada as temperaturas se mantiveram amenas. Essa maior diferença entre as temperaturas noturnas e diurnas ocorre, normalmente, quando a umidade relativa do ar fica baixa. De fato, apesar das chuvas ocorridas em agosto, a umidade do ar manteve valores relativamente baixos, principalmente nos últimos dias do mês, chegando a 12% nas tardes dos dias 28 e 29/08. Esses foram os menores valores registrados este ano, em Jales. 
De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), não deve chover nos dez primeiros dias de setembro. Informações mais atualizadas podem ser obtidas no site: www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/2711.