jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Chuvas em agosto ficam acima da média

Marco Antônio F. Conceição (Pesquisador da Embrapa)
04 de setembro de 2016
A média histórica de chuvas em agosto, de acordo com os dados da estação meteorológica da Embrapa, em Jales, é de 18 mm. No mês passado, contudo, o total acumulado chegou a 42 mm, mais de duas vezes superior à média histórica do mês. Esse valor, entretanto, não foi suficiente para recompor as reservas de água do solo nas áreas que não são irrigadas, uma vez que o consumo hídrico superou os 120 mm no mês. 
As chuvas no final de agosto também derrubaram as temperaturas do ar, principalmente a máxima, que passou de 35,4ºC para 19,2ºC entre os dias 28 e 31, respectivamente, representando uma queda de 16,2ºC em apenas três dias (ver gráfico em anexo). Por outro lado, as chuvas e a queda de temperatura fizeram com que a umidade relativa do ar no período da tarde passasse de 14%, no dia 28, para 87%, no dia 31. A temperatura máxima registrada no mês chegou a 36,2ºC, no dia 19, enquanto que a mínima foi de 9,2ºC, registrada no dia 12 (ver gráfico). 
De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), embora possam ocorrer chuvas nos próximos dias, as temperaturas deverão voltar a subir nas próximas semanas. Informações mais atualizadas podem ser obtidas no site: http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/2711.