Arquibancada

Caras novas para 2020

Campeão da Copa do Brasil em 2015 e bicampeão brasileiro em 2016 e 2018, o Palmeiras fracassou no último ano e começa esta temporada com uma nova realidade. Responsável por grandes investimentos em tempos passados, a equipe alviverde ainda não apresentou nenhum reforço para o técnico Vanderlei Luxemburgo, enquanto vários jogadores já deixaram o clube.
Com o objetivo de cortar gastos e diminuir a folha salarial, a aposta palmeirense para 2020 é a base, e atletas talentosos pedem passagem no time profissional. Campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira, o atacante Gabriel Veron é quem mais chama atenção e já deve receber várias oportunidades na equipe principal, e jovens como Patrick de Paula, Gabriel Menino e Wesley também mostram talento para ajudar o Verdão.
Além do maior espaço para os garotos, o técnico Vanderlei Luxemburgo também está promovendo alguns testes na equipe e o que mais chama atenção é Felipe Melo na zaga. Com 36 anos, o atleta não tem a mesma explosão física de temporadas anteriores e a tentativa de utilizá-lo em outra função é válida com um jogador de muita qualidade, que possui totais condições de se reinventar.
Apesar das novidades e da expectativa de uma boa temporada, a saída de muitos atletas precisa começar a ser encarada com preocupação e o time está mais enfraquecido. Em relação ao elenco do último ano, Fernando Prass, Antônio Carlos, Thiago Santos, Matheus Fernandes, Carlos Eduardo, Hyoran, Borja e Henrique Dourado já deixaram o clube, enquanto Edu Dracena se aposentou e Artur, que estava emprestado ao Bahia, acabou vendido ao Red Bull Bragantino.
Essas mudanças abrem espaço para os garotos, mas uma equipe que tem como objetivo disputar títulos com o Flamengo, precisa se mexer para contratar alguns jogadores experientes. Neste momento, a maior necessidade é a chegada de um volante. Além disso, com a provável saída de Deyverson, também é preciso pensar em um centroavante com rodagem para disputar posição com Luiz Adriano. 
Em um cenário recheado de mudanças, a expectativa é poder observar como a equipe vai render sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Com garotos talentosos e atletas consagrados, o elenco continua com qualidade e a chegada de algumas peças experientes certamente fará o nível ser ainda maior.

Eduardo Martins 
(jalesense, aluno do 4° ano de jornalismo da PUC-Campinas) 
Desenvolvido por Enzo Nagata