contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

Campanha de Vacinação contra a gripe começa amanhã, dia 23

Por Secretaria de Comunicação
22 de março de 2020
A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada em todo o Estado devido à pandemia do coronavírus. A mobilização, que costuma ser realizada em abril, começa amanhã, 23, em Jales e vai até 22 de maio.
A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B). As datas para início da vacinação serão distintas para cada grupo. O dia D de vacinação está marcado para o dia 09 de maio das 8h às 16h.
Na primeira etapa da campanha, que começa no próximo dia 23, serão vacinados idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa o público será de professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com início da vacinação dia 16 de abril.
A terceira e última fase contempla crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, povos indígenas e adultos com início da vacinação 09 de maio.
As doses da vacina estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16, nas unidades de saúde dos seguintes bairros: Jardim Paraíso, Jardim São Jorge, JACB, Roque Viola, Jardim Arapuã, Jardim Municipal, Novo Mundo, E.S.F. José Cícero Fontes Xavier (Rural) e no Núcleo Central de Saúde. Para evitar aglomerações, a Equipe Municipal da Vigilância Epidemiológica de Jales vai disponibilizar mais 04 pontos volantes para vacinar apenas idosos, desta primeira etapa de vacinação, de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 13 h, são eles: E.E. Profª. Onélia F. Moreira, E.E. Profª. Sueli da Silveira Marin Batista, E.M Profª. Eljácia Moreira e Etec Jose Luis Viana Coutinho.

INFLUENZA
A vacina que combate a influenza não previne contra o novo vírus, o Covid-19, conhecido como coronavírus. No entanto, com a campanha, pretende-se proteger a população contra a influenza e tem o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Os sintomas da gripe são semelhantes aos provocados pelo coronavírus, e o objetivo da antecipação do calendário de vacinação é reduzir a carga da circulação de influenza na população.
A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. A novidade para este ano é a inclusão de mais um grupo na campanha: os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Outras vacinas que fazem parte do esquema vacinal também estarão disponíveis para atualização.