jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Caminhos do crescimento

Editorial
06 de outubro de 2019
Quem passar pela avenida Francisco Jalles no sentido centro-bairro, por volta de 12 horas de hoje, 6 de outubro, certamente haverá de perceber um movimento incomum a partir do cruzamento com a Rua 4. 
São jovens da cidade e também oriundos de vários municípios da região que se inscreveram para o vestibular 2019 do Centro Universitário de Jales, interessados em ter acesso ao ensino superior.
Registre-se que a assessoria de marketing da Unijales escolheu frase muito apropriada como slogan do vestibular deste ano: “Para estar em dia com o futuro”.
Tudo a ver inclusive com a história da Unijales, que foi a porta de entrada de milhares de jovens da região no mercado de trabalho sem a qual muita gente jamais chegaria onde chegou. 
Hoje, aquela cinquentenária instituição oferece 17 cursos. Por ordem alfabética, Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Ciências Contábeis, Direito (diuturno e noturno), Educação Física (licenciatura e bacharelado), Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Espanhol), Matemática, Pedagogia e Serviço Social.
Tão importante quanto o portfólio de cursos oferecidos é o fato de que a Unijales tem convênios com prefeituras, hospitais e empresas da região, além de desconto de 25% aos alunos que pagarem as mensalidades no vencimento. 
Ou seja, para alguns universitários, dependendo dos convênios, os descontos podem representar até 50% do valor da mensalidade, o que configura um indesmentível viés de inclusão social. 
Mas, o vestibular de hoje não é fato isolado em termos de crescimento. Depois de criteriosa avaliação, comissão do Ministério da Educação atribuiu conceito máximo (nota 5) ao projeto de credenciamento do Ensino a Distância da Unijales. Agora, só falta a assinatura do decreto do ministro da Educação autorizando o funcionamento do EAD. 
Depois que o ministro Abraham Weintraub assinar o documento, a Unijales, como conseguiu o conceito máximo na avaliação, poderá instalar até 250 polos pelo Brasil, elevando bem alto o nome da cidade-sede da instituição e, paralelamente, viabilizando outros investimentos em cursos presenciais. 
Na verdade, a Educação a Distância caiu no gosto do brasileiro. A cada ano aumenta o número de matriculados em cursos desta modalidade, que tem como principais vantagens em relação ao sistema presencial a flexibilidade e o custo da mensalidade. 
Segundo o Censo do Ensino Superior, entre 2007 e 2017, houve aumento de 171,2% no número de estudantes que optaram pela EAD, o que indica claramente que a Unijales está abrindo amplos caminhos para o futuro.