jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Câmara homenageia alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O autor da moção foi o vereador Fábio Kazuto Matsumura.
27 de outubro de 2019
A Escola Dom Artur, uma das mais tradicionais de Jales, foi a que recebeu a maior premiação
Uma moção de aplausos aos alunos de Jales que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi aprovada pelos vereadores, na última sessão ordinária da Câmara, no dia 21 de outubro, segunda-feira.
A moção destaca a conquista de várias medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes, promovida pela Agência Espacial Brasileira – AEB, em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira – SAB, instituições responsáveis pela realização da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA e pela 13ª Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG.
O evento ocorre anualmente envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental ao Médio, de todo o Brasil, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FINEP, órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, e conta com patrocínio da Universidade Paulista – UNIP.
Jales conquistou 18 medalhas obtidas por alunos da E.E. Dom Artur Horsthuis, E.M. Professor Alberto Gandur, E.M. Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, Escola Integrada Rui Barbosa e Colégio XV de Abril.
O evento, realizado em maio desde ano, contou com a participação de 884.979 alunos distribuídos em 9.965 escolas e teve suas notas divulgadas nos últimos dias, o que confirmou o sucesso e destaque de nossos alunos.

PREMIADOS
Da 8ª série A da E.E. Dom Artur Horsthuis: Mateus Avanzi de Moura Cordeiro, José Luis Passarin Segantin, Luan Ribeiro Miotto, Jefferson Noriyuki Hashimoto e da 3ª série A: Diogo Gatto Carreira, Leonardo Zaniboni Silva e Carlos Eduardo Passarin Segantin, que conquistaram uma medalha de Ouro, 4 medalhas de Prata e duas de Bronze.
Da E.M. Professor Alberto Gandur: Felipe Silva Bot e Kamilly Seccato Alves, ambos do 5º ano B; Luiz Antonio David Silva e Kaio Augusto Matias de Castro, do 4º ano C, que foram premiados com 3 medalhas de Prata e uma de Bronze.
Ainda da rede pública, a aluna do 5º ano C da E.M. Maria Olympia Braga Sobrinho, Júlia Rosa Viegas, recebeu uma medalha de Bronze.
Da rede particular, a Escola Integrada Rui Barbosa recebeu 5 medalhas, sendo uma de Prata e quatro de Bronze, através dos alunos Laís Rogério C. Mendonça e Laís Caramelo Zulin, do 9º ano, e dos alunos do ensino médio Ana Beatriz C. Gutierrez, da 1ª série, Tiago S. Lansoni e Lucas Shinji Yano, ambos da 2ª série.
O Colégio XV de Abril também conquistou uma medalha de Bronze, recebida pela aluna Suellen de Araújo Nascimento que, na época estudava no 9º ano da instituição. Atualmente, Suellen estuda no 9º ano da escola Agnes Rondon Ribeiro, em Santa Fé do Sul.
O autor da moção foi o vereador Fábio Kazuto Matsumura.