segunda 21 setembro 2020
Especial

Câmara destaca atuação de personalidades homenageadas

 Em sessão solene no dia 12 de abril, terça-feira, a Câmara de Jales realizou a entrega de três títulos de Cidadãos Jalesenses e duas Medalhas XV de Abril a personalidades que se destacaram em benefício da comunidade. A Medalha XV de Abril foi concedida ao esportista Marino Manela e ao juiz Fernando Antônio de Lima. Receberam o título de cidadania jalesense o delegado Sebastião Biazi, o esportista José Antônio de Carvalho e Dona Eunice Carvalho Diniz, por uma doação de R$ 5 milhões ao Hospital de Câncer de Jales.
A sessão foi presidida pelo vereador Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho (PSD) e contou com a presença dos vereadores Pérola Fonseca Cardoso (PT), Tiago Abra (SDD), Jesus Martins Batista (DEM), Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) e Júnior Rodrigues (PSB). O recinto da Câmara ficou praticamente lotado, com a presença de familiares e amigos dos homenageados, além de autoridades especialmente convidadas para o evento.  

CIDADANIA
A importância dos homenageados na vida da comunidade foi destacada pela vereadora Pérola Fonseca Cardoso (PT), que fez a saudação a Eunice Carvalho Diniz. Ela lembrou a atuação de cada um, ressaltando suas qualidades, “o que me leva a concluir que a cidade sempre teve e ainda tem recursos humanos do maior gabarito”, como afirmou. Na mesma linha, o prefeito Pedro Callado também lembrou a participação de cada homenageado em benefício do município.
A vereadora também lembrou o despojamento de dona Eunice que não pode comparecer por motivos de saúde e foi representada por Lizélia Viola Lima que também ressaltou seu comportamento, em benefício não só do HC de Jales, mas de instituições de outras cidades.

ESPORTISTAS
A atuação de Marino Manela (que já é cidadão jalesense) nas décadas de 1960 e 1970, quando projetou o basquete de Jales para o país, junto com o ex-prefeito e ex-deputado federal Roberto Rollemberg, foi ressaltada pelo vereador Gilberto.
O árbitro internacional de vôlei José Antônio de Carvalho foi saudado pelo vereador Tiago que lembrou sua atuação em competições pelo mundo, quando contribuiu para a projeção de Jales em todo o Brasil e em vários países.

JUSTIÇA E SEGURANÇA
O juiz Fernando Antônio de Lima, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Jales, também foi saudado pelo vereador Gilberto que destacou suas qualidades não apenas como magistrado, mas por suas atitudes de cidadania. O juiz também foi saudado pelo presidente da Associação Paulista de Magistrados, Jayme de Oliveira. Ele lembrou que quando um juiz é homenageado, toda a magistratura também se sente homenageada.
O delegado Sebastião Biazi foi saudado pelo vereador Jesus, que destacou seu trabalho contra a criminalidade. Biazi recordou algumas ações mais importantes na sua carreira, sempre lembrando a participação da sua equipe, da comunidade e das instituições, como a justiça. 

Oração pela pátria

“Quero aproveitar este momento para pedir a todos que reflitam sobre a situação do nosso país e rezem pedindo para que os nossos dirigentes possam conduzir da melhor forma possível suas ações nesse período difícil que atravessamos”.
A afirmação do presidente da Associação Paulista de Magistrados, Jayme de Oliveira, reflete bem a preocupação, também dos juristas, sobre esses dias de dificuldades, quando o Congresso Nacional vota o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Jayme esteve em Jales para prestigiar a entrega do título de cidadania ao juiz Fernando Antônio de Lima quando afirmou que “o momento é sério, é grave” e pediu calma e oração e que todos confiem nas suas instituições.
O presidente da Apamagis lembrou que essa situação deve continuar nos próximos dias, exigindo reflexão e calma de cada um, independentemente de suas preferências pessoais. 

REENCONTRO NA CÂMARA - Assim que terminou a solenidade de entrega dos Títulos de Cidadão Jalesense e Medalha XV de Abril uma cena resgatou um pouco da história do basquetebol feminino jalesense. As irmãs Pereira Belo que jogaram na equipe de Jales, fizeram questão de cumprimentar seu antigo técnico e diretor Marino Manela. Da esquerda para a direita Dora, Cida, Juraci, Anna e Deja. 

Desenvolvido por Enzo Nagata