jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Cabeça Feita de 24 de janeiro

Verdades nada secretas
25 de janeiro de 2016
Não é novidade que sou cinéfila e acho realmente que essa é uma das melhores dentre todas as artes. Ontem fui assistir um novo filme, candidato ao Oscar que trata de uma coisa antiga: A pedofilia na Igreja.Fiquei curiosa em assistir pois havia sido muito bem recomendado por dois jovens com quem convivo e que têm uma cabeça boa para tudo que é novo.Pois é , qual não foi minha surpresa ao saber que para eles e para os  dois adultos que foram comigo, assim como para minha neta de 17 anos era tudo novidade.
Realmente a obra é boa, com um bom roteiro e vale à pena ser assistida, mas, a mim não causou nenhuma surpresa os fatos imundos e torpes revelados no filme. Nada que eu já não soubesse há décadas. Minha neta achou o filme triste por descobrir a covardia de religiosos contra crianças que os têm como seres sagrados , quase o Deus em quem aprenderam a confiar e ter fé.
Quanto a meus amigos, mesma faixa etária que eu, me espantaram ao revelar que não tinham conhecimento de tais fatos até que a mídia os divulgasse alguns anos atrás. Passei a madrugada pensando no motivo para tal alheamento.Cheguei à conclusão que só pode ser por falta de acesso à literatura brasileira e mundial.Foi nessa arte que encontrei tudo que sei sobre os pecados da igreja contra crianças e adolescentes.Pecados para quem acredita em pecado.
Para mim, em minhas reflexões, são desvios comportamentais criados pelo próprio sistema da instituição religiosa que domina o mundo há milênios através de seus homens, populações pobres e necessitadas de amparo, assim como nobres e capitalistas que sempre trocaram com a Igreja todo tipo de moeda e interesses.
É inegável os benefícios que a igreja católica prestou a muitos pobres e carente ao longo de séculos. É claro que muitos fiéis , clérigos, cardeais e papas fecharam os olhos e viraram o rosto fingindo não ver o sofrimento das crianças abusadas e tiveram e têm suas vidas sequeladas para sempre.Principalmente os fiéis que se fizeram de cegos e surdos são responsáveis por tanto sofrimento.Apesar de toda a caridade da igreja considero um preço muito alto a pagar. 
 
Luiza Elizabeth da Silva(especialização em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas)
e-mail: luizaeli@gmail.com
www.luizacabecafeita.com.br