jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

BUZINAÇO DA ALL

Quem tal mudarmos para Cosmorama ou Tanabi?
09 de agosto de 2011

Na manhã de quarta-feira, dia 3 de agosto, ouvi pela Rádio Antena 102, no programa Antena ligada, a reclamação dos moradores do Jardim Paulista I, do intenso trânsito naquele bairro e dos BUZINAÇOS das locomotivas da ALL. Pobres moradores.
Depois de quase três meses da matéria publicada pelo Jornal de Jales, exatamente na edição do dia 15 de maio de 2011 — “BUZINAÇO DE TRENS DA ALL PREJUDICA ATÉ NEGÓCIOS, PROTESTA LEITOR” — encaminhei ofício ao presidente da Câmara Municipal de Jales, citando inclusive Art. 42 (Perturbação do trabalho ou do sossego alheios), Decreto 2.089/63 (RESPONSABILIDADE CIVIL DOS TRANSPORTADORES FERROVIÁRIOS). Segundo o próprio presidente da Câmara Municipal de Jales, tal oficio resultou em conversas com dirigentes da ALL que prometeram providências em amenizar os BUZINAÇOS, desligando os motores das composições  na estação ferroviária ou em passagens de nível. Só que até o presente momento NADA foi feito por parte da empresa ALL.
No Brasil existe lei pra tudo o que se possa imaginar, o difícil é fazer com que elas sejam cumpridas. A única alternativa agora é deixar de conversa e partir para JUSTIÇA.
O presidente da nossa casa legisladora deveria imediatamente pedir ao Ministério Público, a instauração de uma Ação Popular visando garantir a tranqüilidade e a absoluta NECESSIDADE fisiológica do ser humano que é simplesmente o SONO!!!
Eu não tenho dúvidas de que o Ministério Público Estadual agirá ao nosso favor, em que pese o seu pedido de MEDIDA CAUTELAR, para que cesse imediatamente as buzinas entre 22 e 6 horas da manhã do dia seguinte, e a obrigatoriedade do desligamento dos motores das locomotivas no pátio ferroviário, ou em passagens de nível.
Note-se que surgiu uma palavra bastante comum que inclusive hoje define o nosso cenário político: “MEDIDA CAUTELAR” ou a famosa “LIMINAR”, sempre na maioria dos casos valiosa para poucos e impossível para muitos.
Mas depois de muitos estudos, se me permite a modéstia, vou destinar QUATRO opções ao nosso Presidente da Câmara Municipal de Jales e aos sonolentos moradores da nossa pacata cidade. Antes disso notemos a desesperada atitude de um vizinho meu que, SOZINHO, tenta sensibilizar os maquinistas para que o seu recém filho nascido tenha o DIREITO de DORMIR. Nem precisa dizer que o seu heróico ato foi em vão. Bom, vamos às possíveis quatro possibilidades de pelo menos tentarmos acabar com os abusos da ALL.
PRIMEIRÍSSIMA OPÇÃO - Pedir ao nosso premiado Estadista, senhor Prefeito Municipal, que nos consiga uma LIMINAR que, além de ser o único que tem essa possibilidade, também é o único que consegue dormir sossegado em Jales, mesmo respondendo pelo menos a uma dezena de processos na Justiça.
SEGUNDA OPÇÃO – Rezar para que algum dos quatro juízes nos conceda abençoada LIMINAR e assim consigamos DORMIR.
TERCEIRA OPÇÃO – Todos nós mudarmos para COSMORAMA.
QUARTA OPÇÃO – Todos nós mudarmos para TANABI.
Obs – Em Cosmorama e em TANABI não passa TREM.
Com a palavra as nossas autoridades. Acendam as suas velas e façam as suas opções.

 Betto Mariano
(Motorista Profissional de Transporte Escolar)