contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

Bom futebol e liderança garantida

Por Eduardo Martins
23 de fevereiro de 2020
Intensidade, velocidade e troca de passes, essa é a cara do Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo, melhor equipe do Paulistão 2020 até o momento. Líder do Grupo B com 16 pontos, o Verdão derrotou o Guarani por 1 a 0 na partida de número 300 do ídolo Dudu e mostrou virtudes de um time que se apresenta como favorito à conquista do estadual.
Se na temporada passada o Alviverde pouco colocava a bola no chão, a realidade neste ano é diferente. Com enorme movimentação de Willian, Dudu e Luiz Adriano no setor de frente, a defesa do Guarani ficou perdida e viu de perto uma equipe que criou diversas oportunidades. 
A atuação do ídolo palmeirense merece ser destacada. Dudu atormentou a defesa adversária durante toda a partida, se movimentou, foi premiado com o gol da vitória e ainda perdeu um pênalti defendido pelo goleiro Jefferson Paulino. Atuações deste nível do camisa 7 fazem todo o coletivo da equipe crescer.
A saída de bola também é outro ponto que chama atenção. Irregular em 2019 e criticado pela torcida, Bruno Henrique parece ter reencontrado o bom futebol e é peça chave na transição de jogo do Verdão ao lado de Zé Rafael. No confronto com o Bugre, o volante deu 75 passes, errou apenas dois e mostrou excelente entrosamento com o camisa 8 que cresceu atuando mais recuado.
Apesar de todas essas virtudes, a posição de meia central incomoda e a evolução vai representar aumento do poder de fogo do time de Luxemburgo. Lucas Lima está “acordado” em 2020, mas ainda não é aquele camisa 10 que fazia diferença nos melhores momentos no Santos. Já Raphael Veiga parece não estar pronto e apresenta atuações irregulares.
A fase é tão boa que a chegada do atacante Rony vai apresentar mais opções para o Alviverde. Destaque do Athletico-PR em 2019, o ponta deve atuar pela esquerda, enquanto Dudu pode jogar pelo outro lado, ou até centralizado, em um quarteto que ainda teria Willian e Luiz Adriano.
A partir de agora, a expectativa é até onde esse Palmeiras pode chegar. O time não é avassalador e continua muito atrás do Flamengo, mas a qualidade é enorme e no nível estadual a equipe, a cada dia, mostra estar à frente de São Paulo, Corinthians e Santos.