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Beijo gay

O beijo gay e a dinâmica dos mercados
17 de fevereiro de 2014

O mundo mudou. As pessoas mudaram como nos ensinam as excelentes propagandas do Banco Itaú. Até a novela global do horário nobre mudou, e exibiu ao país um beijo entre homens.
Quer se dar bem? Quer ser uma pessoa melhor? Acostume-se à diversidade. Aprenda com ela. Lucre com ela.
Não muito tempo atrás eram raros os itens de consumo de acesso universalizado, como o arroz, o feijão, o pão e o café.
Atualmente, uma série de bens duráveis figura na lista de compras dos cidadãos, muitos deles recentemente alçados à chamada Classe C ou migrados dela para as classes A e B.
Ainda que silencioso, o furacão das mudanças exige mudanças de atitude e aprimoramentos em todos os segmentos, especialmente daqueles que negociam, vendem e fazem girar a roda da economia.
Em minhas palestras, sou freqüentemente abordado por pessoas, especialmente jovens empreendedores, que buscam uma receita para turbinar seus negócios.
Logicamente, a seleção de estratégias e técnicas depende das condições específicas de cada setor da indústria ou do comércio.
Mas antes de analisar o mercado, é interessante trabalhar a forma que você visualiza o mundo atual.
Inovar não se restringe a criar um novo produto e inseri-lo no mercado num ousado planejamento de marketing. A inovação situa-se também em atingir este novo público tão consumista como os demais.
O processo da criação de novas estratégias deve compor uma abordagem maior. Eis Algumas dicas:
•  Deixe de ser um simples vendedor para se tornar um consultor de vendas, ou seja, aquele profissional que sabe levar o cliente certo ao produto certo.
•  Conheça profundamente o produto que você está vendendo. Afinal, você vende uma solução. Saiba de que modo o produto A ou B pode ajudar o cidadão a ser mais próspero e mais feliz.
•  Conheça bem o mercado. Visite feiras e eventos do setor. Não basta conhecer, por exemplo, os seus imóveis e os da concorrência. É preciso saber sobre redução no consumo de água e energia, sobre pisos alternativos e até sobre decoração, mobiliário e dedetização. O vendedor de sucesso é cada vez mais um consultor holístico.
•  Pense dialeticamente. Projete-se no cliente e considere com carinho suas singularidades. Coloque-se no lugar dele. Abra seus horizontes e conecte-se com a nova dinâmica dos mercados.
É isso.

  Flávio Oliveira
(Gestor financeiro e tributário de empresas flavio.oliveira.empresas@gmail.com)