jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

AVISO AOS NAVEGANTES- ...

Fique Sabendo
11 de setembro de 2017
Rodrigo Garcia, secretário estadual de Habitação, na redação do Jornal de Jales. Ele quer ser governador
AVISO AOS NAVEGANTES- Rodrigo Garcia (DEM), atual secretário estadual de Habitação, foi o deputado federal mais votado em Jales nas eleições de 2014, obtendo 11.800 votos. Mas, quando esteve em Jales, há 60 dias, para entregar escrituras dos conjuntos habitacionais Wladimir Antonio Franco e Nelzia Stelutti, ao lado do secretário de Educação, José Renato Nalini, que entregou ônibus escolares, Rodrigo , no dia seguinte pela manhã, visitou a redação do Jornal de Jales em companhia de Geninho Zuliani, coordenador do Programa Cidade Legal, e do prefeito Flávio Prandi Franco, ambos também do DEM. Indagado pelo diretor deste jornal sobre seu projeto político, Rodrigo disse apenas que havia 90% de possibilidade de não disputar mais uma eleição para deputado (ele está no segundo mandato federal). Este comentarista insistiu: “e você será candidato a que cargo?” Ele sorriu, deu um gole no capuccino e, em tom enigmático,  desconversou: “a única coisa que em posso garantir é que não serei candidato  a deputado federal”.

PINGO É LETRA – Passados dois meses, começam a circular notícias, inclusive na imprensa nacional, sobre as razões que levaram Rodrigo a fazer as declarações ao J.J. Por exemplo: a coluna “Painel”, a mais lida da Folha de S. Paulo, de sábado passado, 2 de setembro, dedicou três tópicos ao secretário de Habitação. No primeiro, “A dança das cadeiras”, está escrito que , em meio à intensa movimentação do afilhado João Dória, o governador Alckmin avalia fazer mudanças  na chefia da Casa Civil. Ainda de acordo com a nota, o governador tem sido incentivado por aliados a trocar o atual secretário, Samuel Moreira. 

PROMOÇÃO – No tópico seguinte, com este intertítulo, a coluna da Folha foi além. Vale a pena, para tentar entender este jogo de bastidores, transcrevê-la: “Pessoas próximas ao governador sugeriram que, com a perspectiva de amarrar o DEM ao seu nome em 2018, ele coloque na Casa Civil o secretário de Habitação, Rodrigo Garcia (DEM), aliado de Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal”.
 
DOIS COELHOS – Com este título, a coluna da Folha avançou na especulação: “na avaliação de aliados, Garcia, que é vice-presidente nacional do Democratas (DEM), conseguiria afastar seu partido da órbita de Dória e garantir a Alckmin interlocução com Brasília”. 

NO PÁREO- No mesmo dia da publicação da Folha, o “Diário da Região”, de São José do Rio Preto, o de maior circulação no noroeste paulista, publicou matéria de página inteira com o seguinte título: “Rodrigo põe nome no páreo para suceder Alckmin! O subtítulo foi ainda mais explícito: “Cacique do DEM em São Paulo, secretário de Habitação admite que se inclui entre interessados em disputar o governo do Estado”. Em certo trecho do texto, o autor do texto, Rodrigo Lima,  observa: “o democrata veio ontem encerrar o congresso da Associação dos Municípios da Araraquarense, no Ipê Park Hotel”. E continuou: “Rodrigo foi tratado como celebridade, assediado para fazer selfies com os prefeitos e vereadores que participavam do evento”. 

PISTAS – Ou seja, voltando à visita à redação do J.J., Rodrigo, por via lateral, sem ser explícito,  deu as pistas do que agora está sendo comentado em voz alta na imprensa nacional.

OLHOS PUXADOS - A propósito de políticos com atuação regional, vale lembrar que o deputado federal Fausto Pinato (PP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, integrou a comitiva do presidente Michel Temer e ganhou grande visibilidade. No Jornal Nacional de terça-feira, dia 5, Fausto estava coladinho em Temer quando o presidente  dava entrevista sobre a crise política no Brasil decorrente dos áudios de Joesley Batista  , da JBS, entregando o braço direito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Consta que, por sua condição de presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, o deputado teria recebido tratamento vip.

COBERTURA – A propósito, o Diário Oficial da União, na parte referente à Câmara dos Deputados, publicou a nomeação do jalesense Ivan Bertucci Nunes como assessor parlamentar de Fausto Pinato. Ivan vai cuidar de 22 municípios no entorno de Jales. Só para lembrar, ele já foi assessor da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) e chefe de gabinete do prefeito Pedro Callado.

NOIVO DA ESTAÇÃO – Já que a coluna está esmiuçando os bastidores da política, vale registrar o assédio sobre o empresário Luís Henrique Moreira, da LHBoor, tido e havido como pré-candidato a deputado. Uma semana sim, outra também, alguém liga para ele sugerindo dobradinhas na eleição do ano que vem.

GOL DE PLACA – O caso mais recente é o do deputado federal Sinval Malheiros , do “Podemos”, ex-PTN, que tinha encontrado LH recentemente em aeroporto. Dois dias depois, ligou para o jalesense e colocou na linha para falar com ele ninguém menos que o tetracampeão mundial Romário, senador pelo “Podemos”, do Rio de Janeiro. A conversa foi curta, mas direta e reta. Romário convidou Luís Henrique para ir para seu partido e fazer dobradinha com o Dr. Sinval, como o deputado é conhecido em nossa região. Vale lembrar que LH é o presidente do Diretório Municipal do PP de Jales.