jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

AUTOMASSAGEM FACIAL

ARTIGO ACADÊMICO
13 de dezembro de 2019

 A automassagem é um conjunto de diversas técnicas manuais, com efeito sob o sistema nervoso, muscular, circulatório e energético, mobilizando estruturas variadas. A massagem é fácil e uma boa alternativa para quem quer aproveitar os benefícios estéticos e para a saúde da pele.

Indicação: São exercícios que trabalham a musculatura do rosto e ainda suavizam as marca de expressão. A técnica é eficiente para dissolver os pontos de tensão, melhorar o tônus muscular e ativar a circulação do rosto. Pode ser usada para potencializar um tratamento de pele ou, simplesmente para aliviar a expressão pesada e cansada.

Benefícios: Ativação da circulação sanguínea: melhora da oxigenação do corpo e da eliminação de impurezas;

Alívio das tensões emocionais: a prática diária da automassagem reduz as tensões ocasionadas pelos problemas diários.

Contraindicações: se houver feridas abertas ou cortes no rosto, pele inflamada ou com hematomas, cicatrizes recente, acne ativa e psoríase.

Técnicas:

Testa:

Com os indicadores massageie do ponto entre as sobrancelhas até as têmporas. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Olhos:

Pressione suavemente com os polegares o ponto lacrimal, de 3 a 5 vezes, como mostrado na foto. Em seguida, com os dedos indicadores, percorra as pálpebras do ponto lacrimal até as têmporas, sendo que na parte inferior dos olhos será no mesmo sentido, de dentro para fora.

Nariz:

Pressione suavemente com os indicadores os pontos na base do nariz. Em seguida, com a lateral externa das mãos, percorra as laterais do nariz de cima para baixo. Repita o movimento de 3 a5 vezes.

Queixo:

Deslize os polegares até as mandíbulas. Repita o movimento de 3 a5 vezes.

Malar:

Coloque as pontas dos dedos sob os ossos da mandíbula.

Pressione suavemente a região, fazendo movimentos circulares.

Boca:

Esfregue com firmeza o lábio superior. Faça o mesmo no lábio inferior. Com os dedos em forma de pinça, pressione a região do lábio superior junto ao nariz. Com as duas mãos, esfregue as laterais da boca para cima e para baixo, repita cada movimento de 3 a 5 vezes.

Obs. As fotos estão na galeria de fotos. 

 ALUNOS:

Sandra Ane da Silva Andrade - Hugo Prieto - Leicy Carla - Rafela Messias

SUPERVISORA: Gislaine Cagnin

REFERÊNCIAS BILBLIOGRAFICA:

BROWN. D. W. Massagem terapêutica: introdução prática. São Paulo: Manole. 2001

CASSAR. M. P. Manual de massagem terapêutica – um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. São Paulo: Manole,2001.

FRITZ.S. Fundamentos da massagem terapêutica. São Paulo. Manole.2002.

----------------------------

***Este jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de inteira responsabilidade de seus autores.