jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Articulista do Jornal de Jales diz na TV TEM que o tema da redação do ENEM foi bem dirigido

Por Luiz Ramires
10 de novembro de 2019
A democratização do acesso ao cinema, tema da redação do ENEM deste ano, surpreendeu estudantes e professores. A TV TEM ouviu estudantes e alguns professores sobre o assunto, entre os quais Ayne Regina Gonçalves Salviano, do Conselho Editorial do Jornal de Jales, entrevistada pela repórter Michele
A democratização do acesso ao cinema, tema da redação do ENEM deste ano, surpreendeu estudantes e professores.  A TV TEM ouviu estudantes e alguns professores sobre o assunto, entre os quais Ayne Regina Gonçalves Salviano, do Conselho Editorial do Jornal de Jales, entrevistada pela repórter Michele Bacelar, em Araçatuba.
Ayne disse que a redação deste ano foi um tema frio, de gaveta. Não foi abordada nenhuma atualidade, mas era, um tema bem dirigido. O estudante poderia trabalhar desmembrando as palavras, mostrando a necessidade de todos terem acesso ao cinema, da regionalização, pois só as grandes cidades possuem salas de cinema nos shoppings, elitizando um pouco. “Quem discutiu isso e ofereceu sugestões para resolver esse problema, acertou”, disse ela.
Com vários anos de experiência em Enem, Ayne resumiu como viu o primeiro dia de prova. Ela disse que os alunos encontraram uma dificuldade de média para alta no vocabulário que é sempre bastante formal e precisaram de uma vivência para resolver as questões interpretativas.
Mais do que conteúdo de algumas disciplinas, era necessário interpretar as questões com o vocabulário e a vivência pessoal, afirmou.