jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Arquiteta apresenta projeto para mercado central na área da antiga Fepasa

O projeto, segundo Isabela de Lima Rossafa, pretende priorizar a produção da agricultura familiar e os produtos da região, incentivando o comércio através do Comboio.
20 de maio de 2018
O projeto prevê a construção de um Mercado Central e a requalificação do Comboio na área da antiga Fepasa
Um projeto de conclusão de curso que contempla a criação de um Mercado Central e a requalificação do Comboio, na região conhecida como área da Fepasa, foi apresentado pela arquiteta Isabela de Lima Rossafa, ao prefeito Flávio Prandi Franco, no dia 14 de maio, segunda-feira. A arquiteta estava acompanhada pelo pai, o empresário Claudemir Rossafa e afirmou que o objetivo é valorizar o potencial econômico da cidade e fomentar o turismo, principalmente agora que a cidade foi incluída no MIT – Município de Interesse Turístico.
O projeto, segundo Isabela, pretende priorizar a produção da agricultura familiar e os produtos da região, incentivando o comércio através do Comboio que seria transferido para aquela área, em um espaço muito mais amplo e moderno. “Em um só lugar iríamos integrar a agricultura, o comércio e o turismo, criando novas referências de espaços de integração social em Jales”, afirmou.
Para viabilizar o projeto a arquiteta propõe utilizar edificações existentes, como os galpões da Fepasa, construídos nos anos 50 e o entorno para a construção do Mercado Central, com ruas, canteiros e uma praça. 
Além do mercado e do setor gastronômico o projeto contemplaria uma área de entretenimento, destinado principalmente à cultura, auditório, foyer e café, praça de alimentação em um mezanino e setor administrativo.

ACESSO
A arquiteta contou ainda que para dar acesso à nova praça que também seria construída no terreno e a um viaduto que ligaria os dois lados da cidade, pretende fazer o prolongamento de ruas e avenida.
O prefeito Flá e o grupo que acompanhou a apresentação ficaram muito entusiasmados e elogiaram o projeto. “Não temos como não ficarmos entusiasmado, vendo um projeto belíssimo como este, desenvolvido por uma jovem arquiteta que nasceu em Jales e faz parte de uma família tradicional da cidade, foi estudar em São Paulo, mas não deixou de pensar em sua terra Natal quando desenvolveu seu projeto de conclusão de curso. Vamos analisar a viabilidade do projeto, estudarmos a busca por recursos para que possamos fazer tudo isso sair do papel. É realmente impressionante e de muito bom gosto, você está de parabéns, Isabela”, ressaltou o prefeito.