jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Aplicativos indispensáveis para o smartphone (Parte 2)

Por PROF. ESP. JORGE LUIS GREGÓRIO
11 de agosto de 2019
Prof. Esp. Jorge Luís Gregório
ando continuidade ao texto publicado na semana anterior, hoje serão abordados mais quatro aplicativos indispensáveis para o nosso dia a dia, pois conectividade pode e deve significar produtividade. Assim, indo além do óbvio, é possível “turbinar” nosso dispositivo móvel para que ele seja algo a mais, além de emissor e receptor de mensagens de texto e áudio. Vamos à lista!
O primeiro aplicativo é o Guia Bolso (gerenciador financeiro pessoal). Em tempos de crise, é normal que se façam cortes no orçamento e que se pense muito antes de fazer uma dívida. Entretanto, gerenciar as finanças pessoais nem sempre é uma tarefa simples, considerando que normalmente as pessoas usam mais de um banco e de um cartão de crédito/débito. Com o aplicativo Guia Bolso, podemos gerir nossas finanças de uma maneira rápida e simples, tudo ao alcance de um toque no smartphone. Esse aplicativo pode ser integrado a diversas contas e cartões, oferecendo a possibilidade de acompanhar todas as despesas de um único lugar. Ele também permite a inserção de despesas manualmente, para quem tem mania de anotar tudo, emite alertas de dívidas e até dá dicas de educação financeira. Enfim, é um aplicativo extremamente útil, principalmente para quem deseja organizar suas finanças pessoais. 
Outro aplicativo útil para uso diário é o Duo Lingo (aprendizado de idiomas). Por que eu disse “uso diário”? Simplesmente porque quem quer aprender outro idioma deve ter uma experiência de imersão diária com ele. Assim, usando um aplicativo como o Duo Lingo, o usuário poderá ter acesso a rápidas lições, considerando leitura, pronúncia e escrita. Uma das principais vantagens desse aplicativo é sua interface amigável e seu método que usa a gamificação para incentivar o usuário com desafios e recompensas. É claro que o Duo Lingo não substitui um bom curso de idiomas, nem tampouco deve ser o método único de aprendizagem. Entretanto, é um grande apoio para quem quer se dedicar diariamente ao estudo de um novo idioma e ainda se divertir. 
Outro que não poderia ficar de fora dessa lista é o Google Keep (bloco de notas). Esse é um daqueles aplicativos que surpreendem pela simplicidade, pois seu objetivo é criar pequenas anotações, substituindo o antigo bloco de notas. Com o Google Keep, podemos tomar notas de recados, receitas, lembretes e de tudo o que quisermos rapidamente. O aplicativo também permite a criação de notas de áudio, vídeo, imagem e lembretes, sendo totalmente integrado a outras ferramentas da Google. É extremamente útil no dia a dia. 
O último aplicativo é o Ranking dos Políticos. Ele replica o conteúdo do site homônimo, que monitora as atividades de deputados federais e senadores a fim de classificá-los segundo critérios diversos. Por exemplo, é possível pesquisar deputados federais e ordená-los segundo presença em plenário, processos judiciais e outros critérios. Um recurso interessante é o detector de faces, que busca informações sobre políticos após o usuário tirar ou incluir a foto dele. Um excelente recurso para “puxar a capivara” do parlamentar, o que nos permite acompanhar sua atuação. O Ranking dos Políticos é um daqueles aplicativos que todo cidadão deveria usar periodicamente. Recomendo!
Sim, caros leitores! É possível usar o seu smartphone para ser mais produtivo, mais cidadão, mais organizado e mais informado. Existe uma infinidade de aplicativos que apoiam o usuário nas mais diversas tarefas profissionais e diárias. Que tal usar a tecnologia a nosso favor?

Prof. Esp. Jorge Luís Gregório
Docente Fatec Jales
www.jlgregorio.com.br
fatecnologia@fatecjales.edu.br