jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Aplicativos indispensáveis para o smartphone (Parte 1)

Por PROF. ESP. JORGE LUIS GREGÓRIO
04 de agosto de 2019
Prof. Esp. Jorge Luís Gregório
Conectividade pode e deve significar produtividade e não apenas diversão. Alguns aplicativos podem ser usados diariamente no smartphone, objetivando produtividade, segurança e constante aprendizado. 
Entre os inúmeros existentes, há o Kaspersky Password Manager (gerenciador de senhas). Devido aos diversos serviços utilizados no dia a dia, é muito comum o uso do mesmo identificador e senha para todos. Essa prática é perigosa, visto que, se uma das senhas for descoberta ou roubada por um criminoso, ele terá acesso a todos os serviços do usuário. Assim, o ideal é que se tenha uma senha diferente para cada serviço. Para ajudar nessa difícil tarefa, existem os gerenciadores de senhas, como o Kaspersky Password Manager. O software pode ser baixado e instalado no computador e no smartphone, sendo possível a sincronização entre esses dois dispositivos. Ele permite a gravação de senhas, anotações, dados de cartão de crédito, endereços e outras informações que o usuário quiser proteger, por meio de uma senha mestra. A versão gratuita permite a gravação de até 15 senhas. 
Outro que pode auxiliar o cotidiano é o CamScanner (digitalizador). Trata-se de um aplicativo que usa a câmera do smartphone para digitalizar documentos, gerando arquivos com excelente resolução em formato PDF (Portable Document Format). Para isso, basta colocar o documento em uma superfície plana e em um ambiente com boa luminosidade, apontar a câmera e tirar uma foto. Ele possibilita editar a imagem, selecionando a área que deseja salvar, aplicar filtros para melhorar a qualidade e até extrair textos com o recurso de leitura óptica de caracteres. Além de permitir a gravação dos documentos em um serviço da web próprio, ele sincroniza os documentos salvos com o Google Drive e outros serviços de armazenamento on-line. 
Outro que não pode ficar de fora desta lista é o Flipboard. A grande variedade de sites e serviços de notícias pode ser um fator complicador para quem deseja se manter informado. Se houvesse um aplicativo capaz de agregar notícias de centenas de jornais on-line, em diversas línguas e de acordo com os interesses pessoais, seria possível encontrar o que se procura de modo mais rápido, certo? Na verdade, existem diversos aplicativos que fazem isso, como o Flipboard. Com um visual agradável e navegação fluida, ele permite a criação do próprio jornal do usuário, selecionando seus interesses, criando seções personalizadas e acessando notícias rápidas por categoria. 
A fim de contribuir para a leitura, criou-se o Amazon Kindle (leitor de livros digitais). As vantagens desse tipo de dispositivo, como o Amazon Kindle, são muitas. Entre elas, a sua incapacidade de instalação de aplicativos, o que poderia emitir notificações infinitas e, assim, tirar o foco da leitura. Outra vantagem é o fato de que ele não emite luz, apenas a reflete, o que evita a fadiga ocular. Entretanto, quem não faz questão de um dispositivo desse tipo, pode aproveitar todo o acervo de livros digitais da Amazon no seu smartphone por meio do aplicativo Amazon Kindle. Além de livros pagos, há um considerável acervo gratuito com obras técnicas e literárias. Assim como o dispositivo leitor, o aplicativo possui tradutor, dicionário e outros recursos importantes para quem cultiva o hábito da leitura. 
Apesar de existirem alternativas para os aplicativos apresentados, penso que esses são os melhores em suas respectivas categorias. Espero que o leitor tenha a curiosidade de instalar e testar todos eles. Na próxima semana, continuarei com a lista. Até breve!

Prof. Esp. Jorge Luís Gregório
Docente Fatec Jales
www.jlgregorio.com.br
fatecnologia@fatecjales.edu.br