jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

anta Casa realiza 35 captações de córneas em 2017

O objetivo é salvar vidas através da conscientização dos familiares, como afirma o presidente da comissão.
20 de maio de 2018
Membros da Captação de Órgãos com o provedor Junior Ferreira
A Comissão de Captação de Órgãos da Santa Casa de Jales realizou 35 captações de córneas em 2017, quanto também foram captados outros órgãos de cinco doadores. O médico neurologista Danilo Delovo coordenador responsável pela captação, trabalha com a comissão realizando o trabalho de busca de potenciais doadores.
O objetivo é salvar vidas através da conscientização dos familiares, como afirma o presidente da comissão, o enfermeiro assistencial Paulo Lima. A doação acontece, segundo ele, em um momento difícil para a família que passa por essa situação, “porém nosso objetivo é salvar vidas e conscientizar os familiares sobre a importância de ser um doador”.
Esses resultados se refletem no empenho da equipe, que busca cada vez mais influenciar na questão social, pois não é simples convencer as pessoas. É necessário mudar a cultura e fazer com que elas entendam a boa ação realizada, como afirma o presidente da comissão. 
A equipe foi convidada para participar de um curso gratuito em São Paulo relacionado à captação de órgãos. O tempo na fila de espera para um transplante de córneas na Grande São Paulo é entre 3 e 4 anos, enquanto na região de São José do Rio Preto é entre 3 e 4 meses. 
A Santa Casa realiza esse trabalho e aconselha as pessoas conscientizarem seus familiares sobre a importância de ser um potencial doador e ajudar salvar vidas. Para mais informações ligue (17)3622-5007.