jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

Aluno de ADS da Fatec desenvolve pesquisa de automação veicular

Por: Prof.ª Dr.ª Selma Marques da Silva Fávaro
03 de novembro de 2019
O estudo teve como objetivo propor soluções de automação veicular, especificamente em uma miniatura de veículo
A Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo - Fatec Jales tem intensificado suas ações em prol do desenvolvimento de novas tecnologias, por meio de programas de incentivo à pesquisa científica, que, além de trazer contribuições para diferentes segmentos da sociedade, atuam na formação integral do aluno.
Em julho de 2019, foi finalizada uma pesquisa financiada pelo Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação CNPq (PIBITI). Trata-se do estudo “Automação Veicular com Hardware e Software Livre”, de Marcelo Cerezo Bogás, estudante do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que tem como orientadora a Prof.ª Dr.ª Ligia Rodrigues Prete.
O estudo teve como objetivo propor soluções de automação veicular, especificamente em uma miniatura de veículo, usando arquiteturas reconfiguráveis e vários outros elementos como atuadores, motores e servomotores, controlados por dispositivos móveis e por navegadores de internet por meio de conexões sem fio.
O projeto apresentou ótimos resultados: o software empregado é capaz de gerenciar as funções de cada componente do veículo, permitindo acender as luzes das partes dianteira e traseira, acionar luz de freio e movimentá-lo para todos os sentidos.
O trabalho viabilizou o controle do protótipo do veículo, mostrando que pode atuar nas estratégias de diferenciação competitiva de produtos pelas empresas, podendo oferecer diversas vantagens à produção industrial.