jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Almoço da APAE terá sorteio de moto feita com sucata

por Luiz Ramires
02 de dezembro de 2018
O número sorteado leva esta moto, mas o ganhador não vai poder usar, só expor
Um grupo de cerca de dez pessoas liderados por Walter Chaparim Júnior preparou um belo presente para quem colaborar com o almoço da APAE do próximo domingo, dia 9 de dezembro, comprando a R$ 10 o número de um sorteio que estará acontecendo no local. 
Trata-se de uma moto montada a partir de peças de um modelo que vão se encaixando até se transformar em uma réplica perfeita do original, mas que não anda porque é feita apenas para exposição. 
Esta é a segunda moto “montada” por Walter que fez outra, há cerca de quatro a anos, com a ajuda de alguns amigos e empresários que como agora, contribuíram doando peças, material para pintura e outros componentes, além de serviços de oficina.
Desta vez ele contou com um número maior de colaboradores que acabaram formando o Grupo Café Racer, até porque o interesse em contribuir com uma instituição como a APAE também chamou a atenção das empresas, donos de oficinas, sucatas e outras pessoas que colaboraram para a realização do trabalho.
Walter explica que não é uma moto adaptada ou reformada, mas uma “customização” total, que depois de pronta não pode ser usada, pois o trabalho consiste na montagem de peças que acabam se encaixando. Tudo é feito com peças de sucata, inclusive o motor e o tanque de combustível que é cortado justamente para impedir que seja utilizado.

MONTAGEM
Durante a montagem que durou cerca de seis meses, o grupo foi tirando fotos que depois foram selecionadas para a edição de um vídeo que pode ser acessado no Youtube como “Café Racer Waltim e amigos”.
Montar motos é um hobby que Walter acha interessante e pretende repetir com os amigos do grupo, simplesmente para “construir” esses modelos ou para utilizar por alguém que possa se interessar em ter uma dessas para expor.
O nome escolhido pela turma é como são chamados grupos que têm como referência um movimento surgido na Inglaterra na década de 1950 que consistia em promover corridas de moto de jovens de um café até outro. Hoje, grupos com essa denominação estão espalhados pelo mundo.