VESTIBULARES

Agenda da semana pré Enem

O despertador toca as 5h e 30min da segunda-feira. Você, como faz nos últimos meses, levanta aos trancos e dirige-se para o banheiro. Desperta e ruma para a escola ou curso. Assiste as aulas normais. A tarde, durante 4h, faz os exercícios e revisa a matéria dada pela manhã. A noite,  tenta sanar alguma dúvida que possa pintar no domingo. Parabéns: você não tentou colocar nada em dia e antes das 23h já estava na cama.
Terça-feira o despertador implacável não passa 1 segundo a mais do horário corriqueiro. Mais uma vez, a rotina repetida da manhã e tarde de estudos. Durante a noite, antes de dormir, lembra de plugar o celular para carregar. De modo instintivo, começa a divagar pelas redes sociais. Após 15 minutos, percebe que não deveria perder valiosos minutos de descanso porque a semana exige corpo e mente sãos. Parabéns: você conseguiu se desvencilhar da armadilha do telefone celular em detrimento ao seu relaxamento. 
Já na quarta-feira, além do mesmo de cronograma de aula e estudo, é dia de futebol na televisão. Não resiste ao convite dos amigos para assistir na casa de uma deles. Afinal, quem sabe o Carrille coloca o time no ataque dessa vez? Ou então o Palmeiras reduz a diferença para o líder? E se o Santos vencer de goleada e se consolidar na parte de cima da tabela? Mas, quem sabe o São Paulo pode impor o verdadeiro futebol moderno de Fernando Diniz com um sonoro 5x0? Não será você o chato em rejeitar o convite, não é!? De repente, vem um estalo na sua consciência e você chega a conclusão: são 38 rodadas e eu vou perder apenas 1 se não me juntar aos amigos, ou seja, não lhe custa perder um jogo e perder uma noite de  sono porque domingo o jogo é com você. Parabéns: você entendeu que domingo a grande decisão é sua.
Quinta-feira: as duas primeiras aulas são de física e as duas últimas de biologia. Você acorda disposto à faltar. Afinal, pensa que, se precisa descansar e as aulas serão puxadas, esse é um bom momento para ficar em casa e curtir uma manhã na cama para preparar o lado mental para a prova. Porém, você se lembra que nos dois últimos simulados a sua nota ficou 2 pontos abaixo do planejado e a falta pode prejudicar no domingo. Levanta, lava o rosto e segue para aula. A rotina diária é plenamente cumprida e vocês chega em casa com a satisfação de dever cumprido. Parabéns: você sabe o que é responsabilidade. 
Na sexta-feira, o repertório matutino e vespertino não muda. Porém,  a tarde você consegue estudar 1h e 30min a mais. Fica todo orgulhoso. Por volta das 19h, recebe uma mensagem convocando a turma para um rolê. Diante de todo seu esforço, não há dúvidas: partiu, balada! Ao tomar banho, mais uma vez seu anjo bate a porta e alerta sua consciência com palavras mágicas: “domingo tem Enem!”. Você imediatamente percebe que este não será um caminho correto. Logo, coloca o pijama e prepara um chá. Acessa o Netflix e relaxa para domingo. Parabéns: você conseguiu ter autocontrole.
Sábado você acorda um pouco mais tarde. Assiste algumas dicas dos professores no Portal do Objetivo (inclusive as minhas) para alinhar-se com o momento final. Dorme cedo após um jantar bem leve.
Domingo você acorda cedo. Toma um bom café da manhã sem exageros. Sai com bastante antecedência para a prova. A noite, confere os meus comentários sobre a prova na TV Estadão (canal do YouTube ou no Facebook), corrige com o gabarito extraoficial e comemora com a família o alto número de acertos. 
Parabéns! Você é capaz. Agora, prepare-se para o outro domingo.

Eduardo Britto 
(Professor de Geografia do Colégio e Curso Objetivo de São Paulo, graduado pela UNESP, especialista em Gestão Ambiental pela UFSCAR e Mestre em Ensino de Ciências 
pela UFMS)
Desenvolvido por Enzo Nagata