jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Advogada jalesense Melina prepara lançamento de livro sobre internet em congresso internacional

A autora é a advogada jalesense Melina Ferracini de Moraes.
26 de agosto de 2018
Atualmente Melina está cursando doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie
“Direito ao esquecimento na Internet”. Este é o título do livro que será lançado durante o XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Sociologia do Direito, programado para os dias 26, 27 e 28 de setembro, na faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco).
A autora é a advogada jalesense Melina Ferracini de Moraes, também professora universitária e pesquisadora dos temas de Desenvolvimento Econômico e Social, Inovação Tecnológica, Direito Digital e Direitos e Garantias Fundamentais.
A obra é fruto da pesquisa de mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem como tema central a discussão sobre o direito de ter apagadas, desvinculadas dos mecanismos de busca ou completamente esquecidas informações pessoais na Internet.
Este assunto é considerado um novo viés do Direito à Privacidade, garantido pela Constituição Federal do Brasil pelos juristas civilistas da atualidade. A obra traz o debate dos casos paradigmáticos sobre o assunto e a forma como o Judiciário tem lidado com o tema que é tão novo quanto controverso, pois o Direito ao Esquecimento não pode significar censura ou apagamento da memória histórica.  

TRAJETÓRIA ACADÊMICA
Melina atualmente está cursando o Doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP), instituição na qual obteve seu título de Mestre também em Direito Político e Econômico. 
Integra os grupos de pesquisa (CNPq) “Políticas públicas como instrumento de efetivação da cidadania” e “Direito e democracia na teoria política contemporânea” promovidos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e “Direito e Subdesenvolvimento: O desafio Furtadiano” promovido pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP/São Paulo). 
É assistente editorial da Revista de Direito no Mackenzie e autora da Obra: “Direito ao Esquecimento na Internet: Das decisões judiciais”, pela Editora Juruá.