jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

A Redação do Enem: Hora de terminar

Por Ayne regina Gonçalves Salviano
29 de setembro de 2019
Ayne Regina Gonçalves Salviano
No próximo dia 3 de novembro, aproximadamente 5 milhões de brasileiros vão prestar o Enem e fazer a redação. Tenho escrito sobre ela neste espaço do Jornal de Jales nas últimas quatro semanas com o objetivo de ajudar os candidatos. Este é o último texto sobre esse assunto. Tratarei aqui, especificamente, sobre o último parágrafo que requer ao menos uma intervenção do vestibulando sobre o problema tratado.
Assim, quem quiser receber uma boa nota na redação do Enem precisa apresentar um ponto de vista sobre o tema já no primeiro parágrafo. Nos dois parágrafos seguintes, deve argumentar com dados, números, fatos, leis, exemplos, citações, enfim, com todas as ideias que comprovarem que a opinião defendida no início faz sentido, ou seja, tem um raciocínio lógico. E no final, é preciso encontrar uma solução para minimizar ou resolver o problema apresentado pela proposta.
Um exemplo. Supondo que o tema seja “A importância da vacinação dos brasileiros”, o candidato pode defender a ideia de que tomar vacinas não pode ser uma escolha pessoal do indivíduo, ele precisa fazer disso um ato social, que beneficie toda a sociedade, pois quem se vacina protege a si e toda a comunidade. Para provar este ponto de vista, basta o autor demostrar o que anda acontecendo com a campanha antivacinação que virou moda no mundo. No caso do Brasil, ele trouxe de volta doenças que já estavam extintas, como o sarampo (que mata) e a poliomielite (que aleija). 
Na conclusão, chamada também de intervenção, o autor do texto precisará dar ideias para acabar com o problema da falta de vacinação. Ele precisará apontar pelo menos três elementos na sua proposição: Quem, fará o que e como. Explico com um modelo: O Governo Federal, por meio dos ministérios da Saúde e da Educação (quem), deve garantir altos índices de cobertura vacinal (o que) exigindo a carteira de vacinação em dia de crianças e jovens para efetivar a matrícula em todas as escolas do país (como), dessa forma pessoas que não sejam vacinadas não poderão estudar.
Espero que tenha ficado claro aos leitores que a redação do Enem é um texto completo, que faz um círculo, pois discute um problema, suas causas e consequências, mas também aponta as saídas, por isso é tão valioso para o exame.
Boa prova a todos os candidatos!

Ayne Regina Gonçalves Salviano
(Jornalista e professora de Redação. Mestre em Comunicação e Semiótica. Gestora do Damásio Educacional em Araçatuba)