domingo 20 setembro 2020
REGISTRO

A Pandemia na Educação

Estamos vivendo momentos difíceis, em virtude de uma pandemia viral que está ceifando vidas por todo o mundo, principalmente no Brasil. No momento, precisamos nos isolar para preservar a nossa vida, a de nossos familiares e a dos nossos irmãos.

A conscientização de todas as pessoas é necessária para o isolamento e o respeito com as orientações dos órgãos de saúde. O uso de máscaras, ao sair para realizar os serviços essenciais, e a higienização são para nos proteger. Dessa forma, também estamos protegendo a todos que amamos.

Juntamente com a pandemia do coronavírus, estamos vivendo uma pandemia na educação brasileira, pela qual se tenta disseminar o vírus da ideologia neoliberal na formação de nossos jovens, excluindo deles a possibilidade de compreender e respeitar as opiniões e diversidades existentes.

O vírus da irresponsabilidade governamental faz com que não se tenha estrutura suficiente para conduzir um grande ministério, prova disso são as trocas sucessivas de ministros nos últimos meses. Isso nos mostra a fragilidade na Administração Pública atual. Esse descaso é um vírus que afeta os profissionais da Educação, por exemplo, os professores, que neste momento delicado, não medem esforços para levar aprendizagem de maneira online a todos os alunos.

Esses professores não têm condições para descanso; às vezes, eles deixam de dar atenção à família, pois se dedicam inteiramente à sua missão, abraçando a causa educacional. Esses profissionais precisam ser mais valorizados e respeitados pela sociedade e pelos gestores públicos, pois eles contribuem na formação cidadã democrática.

Diante dessa realidade necessitamos refletir sobre a importância dos investimentos em educação, com um olhar especial para nossos jovens que precisam de formação sólida e eficiente. Esses jovens sonham com uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna. As organizações da sociedade civil necessitam se unir para reivindicar o direito de nossos jovens a terem uma Educação Básica e Superior de qualidade que ajude o desenvolvimento da nação.

Para isso, é necessário um olhar voltado para as pesquisas que a realidade de hoje demanda, especialmente no campo sanitário. Necessitamos de vacina para combater o coronavírus. Isso só poderá ocorrer mediante pesquisas cientificas que, ao invés de sofrerem cortes, devem ter incentivo e investimentos.

Portanto, cabe a nós cidadãos, manifestarmos nosso pensamento e nossa indignação diante da situação que está nossa educação e cobrar políticas públicas eficientes. Desse modo, poderemos nutrir nossa esperança de um dia olhar para o passado e dizer: vencemos a pandemia do coronavírus e a pandemia na educação!

Adriano Marques Fernandes

(Professor de História, Filosofia e Sociologia.  Supervisor do Polo Claretiano  de Jales) 


Desenvolvido por Enzo Nagata