domingo 17 outubro 2021
Contexto

A EQUIPE do Jornal de Jales teve uma surpresa ao receber, em formato virtual ...

A EQUIPE

do Jornal de Jales teve uma surpresa ao receber, em formato virtual, o material de apresentação da AVIDE – Associação dos Voluntários em Defesa dos Grupos Vulneráveis, no qual existe o espaço “Saiu na Mídia” que foi dedicado especialmente ao J.J. pelo apoio prestado à ONG.

POIS BEM,

assim como já foi comunicada com exclusividade a primeira reunião formal da Associação (J.J. 29/08/2021), vale a pena aprofundar sobre suas origens. A AVIDE, constituída por jovens voluntários, teve iniciativa do atual presidente Leonardo Rabeti Venâncio que, juntamente com amigos frequentadores de um grupo de jovens da Igreja Católica e diante das ações sociais que realizavam juntos desde 2015, quiseram expandir novos horizontes.

A ASSOCIAÇÃO

foi tomando forma, primeiro por um grupo de WhatsApp, buscando formas de trabalhos e de arrecadação monetária, até porque para abrir uma ONG é preciso de vários procedimentos burocráticos e até abertura de CNPJ. No dia 21 de junho de 2021 foi instituída legalmente a AVIDE.

DURANTE CONVERSA

informal com o autor deste Contexto, Leonardo explicou que seu planejamento de criação de uma ONG é um sonho que existe desde de criança. Ele ainda afirmou que todo trabalho é bem-vindo, pessoas de todas as religiões, idade e condições sociais podem auxiliar.

ESSE DESEJO

de criança, agora, se transformou em vários e vários outros projetos. Ele confessou que, ainda em 2021, a AVIDE pretende arrecadar 1.500 brinquedos para serem distribuídos no natal em bairros da cidade.

COMO SONHAR NÃO

paga imposto, os jovens estão planejando enfeitar um caminhão, estilo escola de samba, com renas, trenó e tudo que um Papai Noel tem direito. Além disso, já pensaram em alguns outros projetos para os próximos anos como arrecadação de cestas básicas e móveis, realização de escolinha de futebol, oficinas pedagógicas, desfile de moda no Lar dos Velhinhos, arrastões solidários, levar cultura nos bairros, páscoa solidária e outros.

É IMPORTANTE

lembrar que, agora com a ONG instituída, deve ser realizado um trabalho em conjunto com a sociedade como um todo, promovendo parcerias entre entidade pública, privada ou religiosa, para ainda mais irradiar ótimos serviços ao povo jalesense. (Bruno Gabaldi)


Desenvolvido por Enzo Nagata