jornaljales@gmail.com
17 3632-1330

55 anos de lutas

Editorial
24 de novembro de 2019
Cantada em prosa e verso desde seus primórdios como cidade centro de região, Jales efetivamente o é sob os mais variados pontos de vista, a começar pelo aspecto geográfico.
Basta visualizar qualquer mapa da região noroeste paulista, incluindo São José do Rio Preto, a capital, para verificar que o entorno de Jales é o que engloba maior número de cidades cujos moradores, de uma forma ou de outra, dependem da nossa.
Tudo começou lá atrás, ainda nos tempos do fundador Euphly Jalles. Contam historiadores-memorialistas como Genésio Seixas e Roberto Gonçalves que a capacidade de convencimento do fundador da cidade foi fundamental para que o então bispo de São José do Rio Preto, Dom Lafayette Libânio, levasse ao Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil a postulação de Jales, o que resultou em decisão do Papa da época criando a diocese. 
Um ano antes, nasceu a Santa Casa, e depois vieram   inúmeras outras instâncias de influência regional que reforçaram a posição de Jales como a   instalação da pioneira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, hoje Unijales,  no início dos anos 70,  a criação e instalação da Vara da Justiça Federal e da Delegacia da Polícia Federal, em 2001, bem como a instalação da unidade do Hospital de Câncer, agora Hospital de Amor, em 2010.   
Mas, nada caiu do céu. Tudo foi resultado do esforço comum e do entusiasmo contagiante de lideranças políticas e, principalmente, comunitárias sem as quais nada teria sido possível.    
Porém, faça chuva ou faça sol, o segmento que segura todas as ondas, independentemente de governos, é mesmo o comércio de Jales, maior fonte geradora de empregos e renda.
É graças ao comércio, fruto da capacidade empreendedora da iniciativa privada, que Jales nunca perdeu a condição de liderança regional. Basta consultar os empresários que têm negócios aqui e em cidades vizinhas para conferir o que foi escrito no parágrafo anterior. 
Estas considerações são feitas a propósito do fato de que amanhã, dia 25 de novembro, a Associação Comercial e Industrial de Jales completará 55 anos de fundação.
Presidida atualmente por um jovem empresário de 39 anos, Leandro Rocca Lima, a ACIJ é a entidade classista de maior poder de fogo da cidade tendo em seus quadros cerca de 500 associados ativos, cujas empresas contribuem decisivamente para que Jales seja verdadeiramente centro de região e não apenas da boca para fora.
Vida longa, ACIJ!