jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

34ª Romaria Diocesana reúne 15 mil romeiros em novo trajeto

por Bruno Gabaldi
26 de agosto de 2018
15 mil fieis participaram da 34ª Romaria Diocesana
Motivados pelo lema: “Com Maria somos sal da terra e luz do mundo” pelo Ano Nacional do Laicato, aproximadamente 15 mil fiéis participaram da 34ª Romaria Diocesana de Jales, no último domingo, dia 19.
Celebrando a solenidade de Nossa Senhora da Assunção e o aniversário de 58 anos de instalação da Diocese, desde 1985 os romeiros se reúnem na catedral diocesana após uma caminhada de penitência, agradecimento, súplicas e reflexões sobre a sociedade e o cotidiano da igreja.
Os peregrinos das 45 cidades, atuantes em 236 comunidades pertencentes da Diocese se depararam com uma novidade em relação ao trajeto da romaria deste ano. A concentração aconteceu na comunidade de Santo Expedito em Jales tendo agora um atual trajeto até a catedral. “O sentido desta modificação é muito especial. Saímos do padroeiro da cidade de Jales (Santo Expedito) em caminhada para a celebração da padroeira da Diocese (Nossa Senhora da Assunção)”, ressaltou Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano.
A maioria dos romeiros aprovou o novo roteiro não só pelo significado mas também por ser mais curto e não tão cansativo pelo sol escaldante ou chuva, como aconteceu no ano anterior.

ROMARIA
O termo usado pelos católicos nasceu no século XIII, para denominar a peregrinação dos devotos cristãos a Roma ou para a Terra Santa, daí o termo “romaria”.
É uma peregrinação religiosa feita por pessoas a uma igreja ou local considerado santo para agradecer, pedir graças ou simplesmente por devoção.

Fotos: Bruno Gabaldi/Josiane Bomfim