contato@jornaldejales.com.br
17 3632-1330

28 DE ABRIL

Começa semana de proteção contra o amianto
29 de abril de 2013

 Milhares de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho a cada dia no mundo. Para dar visibilidade a isso, provocar reflexão e mudar esta realidade, foi instituído o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, dia 28 de Abril. Nele são lembradas as vítimas de acidentes, doenças e formas degradantes de trabalho, causas de altos índices de doenças mutilações e mortes- de muito sofrimento.
Um dos graves riscos á saúde do trabalhador relaciona-se à exposição ao amianto, presente em etapas da cadeia de produção e consumo. A inalação de fibra de amianto pode causar  cânceres de pulmão e do trato  gastrointestinal e mesotelioma de pleura. Doenças de caráter progressivo, irreversíveis, de difícil tratamento e que, na maioria das vezes, levam ao óbito.
O Programa de Vigilância Sanitária à Saúde do Trabalhador Exposto ao Amianto foi organizado com o objetivo de estruturar a intervenção da Vigilância Sanitária nesta situação de trabalho, implementado pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (CVS/SES- SP), coordenado pelos Grupos de Vigilâncias Sanitárias (GVS) Regionais e executado pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais de acordo com a legislação estadual, Lei nº 12.684/07.
No período de 2006 a 2012 foram registrados no SINAN- (Sistema de Informação Nacional de Acidentes) 1.164 casos de trabalhadores do Estado de São Paulo com doenças relacionadas ao amianto (987 placas pleurais, 144 pneumoconioses, 17 mesoteliomas e 16 cânceres de pulmão). Os casos notificados comprovam o que as pesquisas cientificas já evidenciaram, a ameaça à saúde em decorrências do amianto.
A lei nº 12.684/07 proíbe o uso do amianto no Estado de São Paulo, em produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbestos ou outros minerais que acidentalmente, tenham fibras de amianto na sua composição.  Esta lei abrange não somente o uso propriamente dito, mas também a produção e a comercialização do amianto.
 Fonte: CCD/CVS/-Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo da Secretaria Estadual de Saúde.