Saúde

21/03 – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

 

A Síndrome de Down é um distúrbio que pode afetar qualquer raça, sexo ou etnia. É um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião.
Em uma célula normal do ser humano existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem Síndrome de Down possui 47 cromossomos, este cromossomo extra é ligado ao par 21, ao invés de ter dois cromossomos 21, ela tem três. É o que chamamos de trissomia do 21.
Síndrome de Down é uma alteração das próprias células e não existem  vacinas, remédios, escolas ou técnicas milagrosas capazes de curá-la. Na  SD ocorre um atraso do desenvolvimento das funções motoras e mentais. O desenvolvimento da criança com SD é mais lento, mas segue as mesmas etapas que o das outras crianças. Ela pode demorar um pouco mais para sustentar a cabeça, arrastar-se, sentar, engatinhar, ficar em pé e andar. Isso ocorre devido a flacidez da musculatura.
O mesmo ocorre com o desenvolvimento da linguagem.
Por isso é importante a estimulação precoce a partir dos primeiros meses de vida; a estimulação do desenvolvimento da linguagem e fala; do desenvolvimento cognitivo para melhor aprendizagem futura; do desenvolvimento psicomotor e estimulação da motricidade orofacial.
Dúvidas freqüentes:
A Síndrome de Down é uma doença?
Não. A Síndrome de Down é uma alteração genética.
É verdade que a Síndrome de Down é mais comum entre brancos? 
Não, esta anomalia genética atinge igualmente a brancos, negros e asiáticos.
Pessoas com Síndrome de Down falam?
A Síndrome de Down não apresenta nenhuma barreira para o desenvolvimento da linguagem, portanto todas as crianças, se não apresentarem outro comprometimento, podem falar.
Pessoas com Síndrome de Down andam?
As crianças com Síndrome de Down andam, porém seu desenvolvimento motor apresenta um atraso em relação à maioria das crianças.
Pessoas com Síndrome de Down são agressivos?
Não podemos generalizar as pessoas com Síndrome de Down, determinando certos comportamentos. Cada indivíduo tem suas características de acordo com sua família e ambiente em que vive.
Pessoas com Síndrome de Down têm a sexualidade mais aflorada?
A sexualidade das pessoas com Síndrome de Down é igual à de todas as outras. Este mito se deve ao fato de que grande parte da população não considera sua sexualidade; desta forma acabam sendo reprimidos e não recebem orientação sexual apropriada, ocasionando comportamentos inadequados.
Pessoas com Síndrome de Down adoecem mais?
Ocasionalmente, como conseqüência de baixa resistência imunológica, as crianças com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos de vida, são mais susceptíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Esta propensão vai diminuindo com o crescimento.
É importante lembrar  que um ambiente amoroso, estimulante e a intervenção precoce  irão sempre influenciar positiva mente no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down.
 
 Adrielle C. Preto da Silva 
Fonoaudióloga
 
Art Médica                                                                 
Rua 13 nº2369
Fone:3632-4777
Desenvolvido por Enzo Nagata